segunda-feira, 5 de maio de 2014

Criação de peixes: um négócio que pode render milhões na Amazônia

Se você é usuário de programa de leitura de tela, clique aqui para desativar o Google Instant.As espécies abaixo, todas da Amazônia, são altamente rentáveis e esperam investidores
 
 
 
 
 
 



Psicultura: um negócio que dá dinheiro
 

O Brasil tem muita água doce, uma enorme variedade de peixes, no entanto, a produção de pescado ainda é muito pequena. Para se ter uma ideia, somos o terceiro país da América do Sul no ranking da produção com apenas um milhão de toneladas, quando o Chile produz quatro milhões. Por outro lado, o peixe é um alimento leve, saboroso, o único que possui iodo e pode ser um investimento bastante rentável.



No Brasil, a maior produção e o maior consumo registra-se no Pará, onde com a assimilação de técnicas, investimentos, acompanhamento, orientação e mudança de hábitos, é possível mais que dobrar a produção, agregar valores, diminuir o preço ao consumidor, promover a preservação de espécies e melhorar a qualidade de vida dos pescadores.

O Governo Federal disponibiliza recursos para investir em psicultura, faltam iniciativas dos governos estaduais e das prefeituras no sentido de diagnosticar espaços, estimular a organização dos pescadores, educar e ajudar na implementação de recursos. Quando os governos deixam de cumprir os seus papéis também deixam de arrecadar impostos, encarece o produto, diminui a geração de emprego e renda, degrada o meio ambiente.

Na região de Itaituba, alguns empresários rurais investem em psicultura e estão faturando alto. Com o crescimento da produção podem organizar a cadeia produtiva, atender todo o mercado local e ainda exportar o pescado.

Nenhum comentário: