quinta-feira, 8 de maio de 2014

Enfim, o consenso entre Governo e Congresso para a criação de municípios

Projeto foi negociado com o Palácio do Planalto, que havia vetado no ano passado uma proposta semelhante. Para valer, novas regras precisam agora ser aprovadas pela Câmara dos Deputados

Por 51 votos a 2, o Plenário do Senado aprovou ontem o texto principal do projeto de lei que estabelece normas para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios (PLS 104/2014 — Complementar). Os senadores ainda farão três votações nominais de emendas apresentadas à proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no Plenário. A conclusão da votação deve ocorrer na próxima semana.

O projeto foi apresentado por Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) como opção a proposta anterior integralmente vetada pela presidente Dilma Rousseff (PLS 98/2002 — Complementar).

O relator, Valdir Raupp (PMDB-RO), disse ter ­acolhido uma emenda que prevê o tamanho mínimo dos novos municípios. Eles deverão ter área não inferior a 200 quilômetros quadrados nas Regiões Norte e Centro-Oeste e 100 quilômetros quadrados nas Regiões Nordeste, Sul e Sudeste. 



O texto também estabelece números mínimos de habitantes para os novos municípios, de 6 mil a 20 mil, de acordo com a região.

Raupp acolheu uma emenda que convalida plebiscitos para criação, fusão, incorporação e desmembramento de cidades feitos até 31 de dezembro de 2013, assim como os atos legislativos autorizativos para realização de plebiscitos que tenham sido expedidos pelas assembleias legislativas e publicados até aquela data — desde que atendidos os requisitos estabelecidos na legislação do estado na época da criação.

— Trabalhamos para encontrar um texto que atendesse o anseio daquelas populações que querem se emancipar, fazer fusão de municípios ou incorporações — afirmou Mozarildo.

Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse que o projeto é fruto de grande entendimento obtido pela Câmara. Ele afirmou que Mozarildo e Raupp tiveram a sensibilidade de negociar com o Planalto pontos da proposta. 
 
Mediante o consenso alcançado e a aprovação do Congresso, na região de Itaituba, é possível a criação  dos municípios de Castelo de Sonhos - parte de baixo do mapa, a ser desmembrada de Altamira - e Moraes Almeida - parte amarela do mapa, que abrange o distrito do mesmo nome, Crepurizinho, Crepurizão, adentrando uma boa extensão na lateral da Rodovia Transgarimpeira, a ser desmembrada de Itaituba.  A princípio, eles preenchem todos os requisitos.


O projeto deve passar pela Câmara dos Deputados.

Fonte: Jornal do Senado, 08/05/14

Nenhum comentário: