quarta-feira, 9 de abril de 2014

Rapidinhas

A cada moradia do Programa Minha Casa, Minha Vida deverá ser entregue com um computador e uma biblioteca básica composta por 20 livros. É o que propõe o projeto (PLS 204/2013), de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) nesta terça-feira (8).

Na verdade, caso essa proposta se transforme em lei, o poder público vai jogar mais dinheiro fora. Explico: a cultura da leitura está cada dia sendo deixada de lado. O que o governo pode e deve fazer, é propiciar todas as condições necessárias para que a escola cumpra o seu papel no tocante a biblioteca, que os profissionais da educação sejam valorizados, orientados e acompanhados sistematicamente; que os livros das bibliotecas escolares sejam, na sua maioria, vinculados aos conteúdos programáticos e que o bibliotecário seja uma figura presente no processo de ensino-aprendizagem. O problema não é falta de livros e sim a sua utilização!

Por falar em educação, ontem, pela TV Cultura, Canal 10 (em Itaituba), houve um debate muito bom. De um lado, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), defendendo a federalização da Educação e, de outro, Roberto Franklin, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, defendendo Piso Salarial Profissional Nacional dos educadores. Evidentemente, que o senador foi muito mais convincente!

André Vargas (PT/PR), vice-presidente da Câmara Federal, num ato de desrespeito ao presidente do Supremo, Ministro Joaquim Barbosa, numa solenidade, fez o mesmo gesto que Genuíno e Dirceu, ao serem presos. Pelo visto vai chegar o dia do mesmo gesto se repetir, pois há indícios de que ele está num lamaçal bem grande.

Ontem, ouvi de amigo algo que eu não gostaria de ouvir, quando eu falava da possibilidade que prefeitos estão perdendo de buscarem recursos para seus municípios. Ele disse que a maioria dos prefeitos só quero mesmo saber quanto tem nos cofres públicos e quanto e como podem desviar.

O diabo mudou sua estratégia para ganhar pessoas. Antes víamos, muitos endemoniados, hoje ele disponibiliza as drogas que tantos males têm causado na face da Terra.

Nenhum comentário: