quinta-feira, 10 de abril de 2014

Geovani: “Jatene e Helenilson são culpados pelo caos na segurança”


Vereador Geovani Aguiar acusa o governador Jatene e o vice Helenilson pela insegurança pública

A onda de criminalidade registrada em Santarém, no Oeste do Pará, após a paralisação geral dos praças do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na sexta-feira, 04, levou o vereador Geovani Aguiar (PSC) a acusar o governador Simão Jatene (PSDB) e o vice-governador Helenilson Pontes (PSD) pela insegurança pública no Município, onde no último domingo, 06, um homem foi assassinado em frente ao Pronto Socorro Municipal (PSM), por integrantes de gangues.

Para o vereador Geovani Aguiar, a falta de segurança pública é um problema nacional, porém, nas últimas semanas no Pará, em especial em Santarém e região, ela tem se agravado muito mais. “Ora! Se eu sou eleito pelo povo e não estou dando resposta nenhuma à população, então, que eu peça desculpas, licença do meu cargo e dê a quem queira trabalhar para resolver os problemas. Eu entendo dessa forma!”, exclama o parlamentar.

Segundo ele, se consolida como lamentável a falta de entendimento que está existindo entre a Polícia Militar com o governador Jatene, principalmente por ter enviado um Projeto de Lei para a Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), concedendo aumento somente para classe alta da PM. “Aquele que está na rua, no dia a dia, que está junto com o povo e que enfrenta o bandido na frente só está sendo prejudicado. É lamentável esse entendimento que o Governador está tendo para não dar aumento salarial à esta classe menor. No entanto, somente os grandes é que mereceram o aumento!”, critica Geovani.

DISCIPLINA: De acordo com o vereador Geovani Aguiar, há uma disciplina para ser cumprida dentro da corporação da Polícia Militar, onde pode ser considerado um ato de indisciplina quando os subordinados deixam de obedecer os comandantes. “O soldado é subordinado ao cabo, ao sargento, ao tenente, ao coronel, entre outros. No entanto, quando ele se rebela aqui embaixo, os grandes começam a ameaçá-lo e fazer pressão, como acontece no lado político”, expõe o parlamentar.

Para ele, hoje, na política, a classe mais alta são os senadores e os deputados federais, porém, quem sofre na base são os vereadores, que é a classe considerada ‘apedrejada’. “No entanto, eles (deputados e senadores) estão no bem bom lá em Brasília. Então, que o povo reflita isso aí e, que os comandantes tenham a sensibilidade de entender que cada um luta pelos seus direitos, o que é constitucional”, afirma o Vereador.

PROBLEMÁTICA: Geovani Aguiar ressalta que toda a problemática envolvendo a questão da segurança pública em Santarém e no Pará reflete diretamente na sociedade, onde quem paga é povo. “O soldado que se rebelou querendo melhorias de qualidade de vida e de trabalho não vai estar na rua e quem sofre é a comunidade, porque a marginalidade vai aproveitar a ocasião e tirar proveito disso”, avisa o parlamentar, advertindo que quando os marginais tentam tirar proveito da comunidade é o povo quem sofre, devido o governador do Pará e seu vice não olharem com carinho para o povo.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: Em relação à falta de atenção do governador e vice do Pará com relação à segurança pública, o vereador Geovani Aguiar disse que é lamentável e inadmissível não ter sequer uma viatura nas ruas de Santarém, o que provoca o aumento da criminalidade. “Constitucionalmente o Governador e o vice são obrigados a dar segurança ao povo e, se eles não obedecem a Constituição do Estado, então, isso pode ser caracterizado como improbidade administrativa. Agora, queremos saber se os deputados têm coragem de fazer isso aí, de acusar o Governador e seu vice de improbidade e afastá-los do cargo. Aí vamos ver a consciência de cada um!”, exclama Geovani Aguiar.

PROCESSO: Por conta de diversos problemas que estão ocorrendo em Santarém por causa da paralisação dos praças da Polícia Militar, para o vereador Geovani Aguiar, o Ministério Público Federal (MPF) deveria abrir um processo investigativo contra o governador Simão Jatene e seu vice Helenilson Pontes. “O Ministério Público é o guardião da Constituição e dos direitos do povo. Então, que o Ministério Público promova logo essa ação para que haja o nivelamento dessa problemática toda causada nessa diferença de salário dado pelo Governador”, sugere Geovani Aguiar.

Fonte: RG 15/O Impacto, 10/04/14

Nenhum comentário: