segunda-feira, 10 de março de 2014

Jáder Barbalho é o mais faltoso no Senado e Tiririca é o mais presente na Câmara

Pesquisa divulgada na quinta-feira (6) mostra que o índice de comparecimento dos parlamentares em 2013 foi praticamente o mesmo do ano anterior, quando as atividades no Congresso foram prejudicadas pelas eleições municipais.

Os dados são do site Congresso em Foco, que realizou a pesquisa com base em números da Câmara e do Senado divulgados até janeiro de 2014.

De acordo com a pesquisa, no Senado, o mais faltoso, em dois anos seguidos, é o senador Jader Barbalho (PMDB-PA). Ele faltou a cerca de 38,6% das 119 sessões da Casa. Foram 46 faltas, sendo 37 delas justificadas. Contudo, o desempenho do senador paraense teve uma ligeira melhora, com relação a 2012, quando sua ausência foi de 47%, ou seja, faltou a 57 das 126 sessões.

Na Câmara, a pesquisa aponta que 82,6% dos deputados participaram das 113 sessões. Apesar disso, 41 deputados deixaram de comparecer a mais de um terço dos dias de votação, apesar de justificarem suas ausências.

Entre os deputados o que mais faltou foi Marcelo Aguiar (DEM-SP) que não compareceu a mais de 60% das sessões. Foram 68 faltas, sendo que 61 delas foram abonadas e transformadas em algum tipo de licença. 
 
Mas cabe registro outro dado da pesquisa:  Desde que assumiram o mandato em fevereiro de 2011, seis deputados ainda não tiveram nenhuma ausência, segundo a pesquisa. São eles: Alexandre Leite (DEM-SP), Lincoln Portela (PR-MG), Manato (SDD-ES), Pedro Chaves (PMDB-GO), Reguffe (PDT-DF) e Tiririca (PR-SP).

No Senado, apenas três parlamentares deixaram de participar de 1 das 119 sessões da Casa no ano passado: José Pimentel (PT-CE), Paulo Paim (PT-RS) e Ruben Figueiró (PSDB-MS). De acordo com a pesquisa, Pimentel já havia sido o mais presente nos dois últimos anos: ele compareceu a todas as sessões de 2012 e faltou a apenas uma de 2011.



Nenhum comentário: