domingo, 16 de março de 2014

Cheia do rio Tapajós faz Itaituba ficar em estado de alerta



No Terminal hidroviário, falta pouco para a água cobrir a plataforma         Foto: Jota Parente



O município de Itaituba, bem como outras cidades do estado tem sido castigado com o rigoroso inverno. A cheia do rio surpreendeu Itaituba, o Tapajós caminha para níveis históricos, e deve registrar a maior cheia dos últimos 30 anos. Atualmente mais de duas mil famílias foram afetadas com a cheia do rio que no dia de ontem, sábado, atingiu o nível de 10.10mt.

Travessa João Pessoa e a direita, água avança também pela Avenida Belém Foto:Jota Parente

Comparado aos níveis registrados nos anos de 1975 e 2006, quando o tapajós atingiu 11,50mt e 11mt no mês de abril, respectivamente, esta medição atual trás preocupações, pois, ainda estamos na metade do mês de março.

Estrada do BIS já tem dois trechos tomados pelas águas do rio Tapajós
Diante dessa situação, a Prefeitura Municipal está mobilizando todas as secretarias de governo e ainda as defesa civil local e do estado para traçar planos de emergência. 

Casas  alagadas na Travessa Justo Chermont, sem trânsito devido a enchente do Tapajós Foto Ascom/PMI
Como o estado ainda é de alerta, a prefeitura tem feito um trabalho preventivo, principalmente em relação à saúde. Nesse contexto, o trabalho é de acompanhamento nas áreas alagadas, bem como, a remoção de famílias para os locais destinados como abrigos, como, por exemplo, o Rotary Clube e o Parque de Exposições. Além disso, o governo está compartilhando ações de defesa buscando a parceria do comércio local na doação de gêneros alimentícios, colchonetes, água potável entre outros.
Defesa Civil  visitando os pontos
alagados ( Foto Ascom PMI) 
Vale ressaltar que o município de Itaituba ainda está em estado de alerta pelo fato de não ter registrado prejuízo humano ou material, apesar da cheia. Caso isso aconteça será decretado o estado de emergência, como é recomendado pela defesa Civil Nacional. Em relação a cheia, a rodovia transamazônica no trecho do rio Tracuá apresenta inundação e a travessia da ponte fica difícil interrompendo a trafegabilidade na área.
Neste fim de  semana, o governo está em alerta máximo com pessoal de todas as secretarias mobilizados para dar suporte às famílias afetadas pela cheia. A Prefeita Eliene Nunes visitou diversos pontos de alagamentos prestando solidariedade e apoio logístico às famílias. A defesa civil disponibilizou veículos e pessoal realizando a mudança de várias famílias.

Fonte: Blog do Gilson Vasconcelos, 16/03/14

Nenhum comentário: