domingo, 30 de março de 2014

A dobradinha “água abaixo” PMDB-PT no Pará

por Ediene Pena Ferreira (*)

Há algum tempo visitei o Convento de Mafra (aquele do livro Memorial do Convento, de Saramago), construído por ordem de Dom João V de Portugal (com o ouro que vinha do Brasil).

O guia turístico contou-nos uma história interessante… naquela época, como não havia casas de banho em Portugal, os nobres faziam suas necessidades em latas (penicos). Em uma hora determinada do dia, um serviçal recolhia as latas e subia até a janela mais alta do Palácio, para dar fim aos dejetos reais. Para avisar aos transeuntes desavisados, o serviçal gritava: ÁGUA ABAIXO! Informando que de lá de cima viria m#&@#.

Não sei o motivo (ou o sei muito bem), mas me lembrei dessa história quando soube da confirmação de apoio do PT ao(s) Barbalho(s) nas eleições para governador do estado.

Chega a ser engraçado (só para usar o verbo que foi meu objeto de estudo no Doutorado), mas na verdade é patético. O partido que se criou para ser “dos” e “para” os trabalhadores apoiando as grandes oligarquias.

Lembro-me de muitos eleitores do PT que batiam no peito, com aquele jeito decidido, típico dos militantes do partido, ao dizerem: “voto no PT, porque sou trabalhador!” Fazia sentido!

Mas… e agora? “voto no PT, porque quero servir às oligarquias?” ou porque “se não podemos vencer o inimigo, nos juntamos a ele?” ou ainda “o sonho do oprimido é ser opressor?” Sei não… mas parece que o transeunte desavisado de ontem, que sem querer recebia dejetos reais na cabeça, é o eleitor de hoje…

O PT está comendo, se lambuzando e chafurdando no prato que cuspiu.

Como dizia e diria Tião Macalé: NOJEEEENTO! É… parece que, no cenário político do Pará e do Brasil (é o Brasil, país da Copa, da globeleza, do carnaval… tudo pra inglês ver… e comprar), ainda virá muita ÁGUA ABAIXO!

Quem puder que proteja suas cabeças!

- – - – - – - – - – - – - – - – - – - – -

* É professora da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará).


Fonte:Blog do Jeso Carneiro, 30/03/14

Nenhum comentário: