terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Mais de 540 mil candidatos já se inscreveram para bolsas do Prouni 2014

O sistema do Prouni (Programa Universidade para Todos) registrava 542.049 inscritos até as 12h desde terça-feira (14), o segundo dia de inscrições para a edição 2014 do programa. Os interessados devem fazer a inscrição até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 17.


Segundo balanço do MEC (Ministério da Educação), até o horário eram 1.026.103 inscrições -cada candidato pode fazer até duas opções de curso.

Na noite de ontem (13), o site passou por problemas técnicos e chegou a ficar fora do ar. Candidatos reclamaram nas redes sociais e o MEC disse que os estudantes que confirmaram a inscrição poderiam ficar tranquilos. O problema já foi solucionado.

Nesta edição o programa oferece 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. As bolsas existentes podem ser pesquisadas aqui sem necessidade de ingresso no sistema.

Os cursos com o maior número de bolsas ofertadas são os de administração (21.252), pedagogia (14.773) e direito (13.794). Mais da metade das bolsas disponíveis está em São Paulo. Este ano, serão 1.116 instituições participantes em 991 municípios.


Critérios para a inscrição
 

Segundo o edital, somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 que tiver média acima de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. É preciso ainda atender a pelo menos uma das seguintes condições: 

tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
 

tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
 

seja pessoa com deficiência;
 

seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Serão ofertadas bolsas integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio, e bolsas parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.

No momento da inscrição, o estudante deverá indicar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição de ensino, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa dentre as disponíveis conforme sua renda familiar.

A UNIVERSIDADE É TOP - Ou seja, a instituição da propaganda está entre as melhores (três, dez ou cem) de um ranking. A classificação pode ser feita por desempenho dos estudantes em um exame, pelo que dizem os profissionais do mercado de trabalho, pelo número de alunos matriculados, entre outros critérios possíveis 
 
Resultados

Serão realizadas duas chamadas, nas seguintes datas:
 

Primeira chamada: 20 de janeiro
Segunda chamada: 3 de fevereiro

O estudante pré-selecionado na primeira ou na segunda chamada deverá comparecer à instituição de ensino para qual foi aprovado para comprovação de informação e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:
 
Comprovar informações - Primeira chamada: 20 a 24 de janeiro
Comprovar informações -
Segunda chamada: 3 a 6 de fevereiro

O registro da aprovação ou reprovação do estudante no Sisprouni (Sistema Informatizado do Prouni) e a emissão dos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação deverão ser realizados nas seguintes datas, pelas instituições de ensino:
 
Registro - Primeira chamada: 20 a 29 de janeiro
Registro - Segunda chamada: 3 a 10 de fevereiro
 
Lista de espera

As inscrições na lista de espera serão realizadas nos dias 13 e 14 de fevereiro. A lista de espera estará disponível no Sisprouni para consulta das instituições de ensino no dia 17 de fevereiro.

No período de 19 a 20 de fevereiro os estudantes convocados deverão comparecer às instituições de ensino e entregar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio.

O registro da aprovação ou reprovação do estudante pré-selecionado na lista de espera e a emissão do Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados no período de 21 a 26 de fevereiro.

 
Fonte: Folha de S Paulo, 14/01/14

Nenhum comentário: