domingo, 12 de janeiro de 2014

Bolsas de estudo/Abertas as inscrições para o Prouni 2014; cadastro online termina sexta

Inscrições para bolsas do Prouni serão abertas nesta segunda-feira

Começam amanhã (13) as inscrições para a primeira edição de 2014 do Prouni (Programa Universidade para Todos) pela internet. O prazo de inscrições vai até as 23h59 da sexta-feira (17). A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro no site do programa, que vai publicar a segunda chamada no dia 3 de fevereiro.

Plataforma online oferece aluguel de livro a universitários

O Prouni é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para custear o restante da mensalidade.

Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado zero na redação e precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar com os documentos necessários.

Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar a documentação. O estudante selecionado receberá o resultado por meio do boletim do candidato, disponível online na página do Prouni. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.


Aprenda a fugir das pegadinhas da publicidade na escolha de um curso superior
NA AVALIAÇÃO DO MEC, A UNIVERSIDADE É NOTA MÁXIMA - Isso significa que a 
Universidade recebeu nota máxima em uma das muitas avaliações feitas pelo MEC para cada instituição. Confira as notas da instituição no e-mec Leia mais Arte UOL
Resultados

Serão realizadas duas chamadas, nas seguintes datas:
Primeira chamada: 20 de janeiro
Segunda chamada: 3 de fevereiro

O estudante pré-selecionado na primeira ou na segunda chamada deverá comparecer à instituição de ensino para qual foi aprovado para comprovação de informação e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:
Comprovar informações - Primeira chamada: 20 a 24 de janeiro
Comprovar informações - Segunda chamada: 3 a 6 de fevereiro

O registro da aprovação ou reprovação do estudante no Sisprouni (Sistema Informatizado do Prouni) e a emissão dos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação deverão ser realizados nas seguintes datas, pelas instituições de ensino:
Registro - Primeira chamada: 20 a 29 de janeiro
Registro - Segunda chamada: 3 a 10 de fevereiro
 
Lista de espera

As inscrições na lista de espera serão realizadas nos dias 13 e 14 de fevereiro. A lista de espera estará disponível no Sisprouni para consulta das instituições de ensino no dia 17 de fevereiro.

No período de 19 a 20 de fevereiro os estudantes convocados deverão comparecer às instituições de ensino e entregar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio.

O registro da aprovação ou reprovação do estudante pré-selecionado na lista de espera e a emissão do Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados no período de 21 a 26 de fevereiro.

Fonte: Uol, 13/01/14

Nenhum comentário: