quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Após renúncia de Genoino, relação entre PT e PMDB está mais estremecida

Petistas ficaram "magoados" com o presidente da Câmara e peemedebistas não perdoaram

A renúncia do agora ex-deputado José Genoino (PT-SP), anunciada na terça-feira (3/12) e publicada ontem no Diário Oficial da Câmara, ajudou a colocar lenha na fogueira que há muito queima na relação entre PT e PMDB no Congresso. Petistas dispararam contra o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), culpando-o por ter forçado Genoino a deixar o cargo para escapar de processo de cassação e ficaram “magoados” com Alves. O presidente colocou panos quentes na briga, mas seus colegas partidários saíram em sua defesa, destacando que o governo do PT é que deve desculpas ao comando do parlamento.Na tribuna, o deputado José Guimarães saiu em defesa do irmão Genoino. Henrique Alves disse que cumpriu o seu "dever constitucional"

A tensão atual aumentou na última segunda-feira, quando o líder do PT e irmão de Genoino, José Guimarães (CE), fez uma ameaça clara a quem votasse a favor da cassação do petista preso. “Aqui se faz aqui se paga.” Na terça, quando a carta de renúncia foi lida na hora em que o resultado desfavorável a Genoino seria anunciado na reunião da Mesa Diretora, foi a vez de o vice-presidente da Casa, André Vargas (PT-PR): “Não haverá retaliação, porque o PT é responsável. Governa o país ao lado do PMDB, mas, pessoalmente, me sinto absolutamente decepcionado com o presidente Henrique”, disparou.

No mesmo dia, logo após discurso de Guimarães sobre a renúncia do irmão, o presidente demonstrou irritação no plenário ao dizer que cumpriu seu “dever constitucional” no caso. Ontem, evitou polemizar. “O líder Guimarães falou na tribuna, foi respeitoso como deveria ser e esta é uma página virada”, concluiu. Mas os demais peemedebistas não perdoaram. “Não é justo culparem o Henrique, que, se quisesse cassar o Genoino, teria cumprido logo o que o STF decidiu”, argumentou o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ). “De todos nós do partido, o Henrique e o Michel Temer (vice-presidente da República) são os que têm melhor relação com o PT e o governo, mas é preciso distinguir o aliado do comandante da Casa, que precisa cumprir seu papel”, completou o vice-líder, Marcelo Castro (PI).
 
Fonte: Correio Braziliense, 05/12/13

Nenhum comentário: