domingo, 24 de novembro de 2013

Professora confirma desvio de recurso do FUNDEB em Novo Progresso

Ela falou sobre fraude durante audiência na Câmara Municipal

Professora Núbia

Em protesto, os professores desfilaram no Dia da Independência (7 de Setembro) com faixas cobrando do Executivo pagamentos atrasados, devolução do dinheiro desviado, nomeação dos concursados e a valorização dos educadores do município de Novo Progresso.

Em depoimento esta semana, na Câmara Municipal de Novo Progresso, a coordenadora do Sintepp, sub-sede de Novo Progresso, representando o Conselho Municipal de Educação, professora Núbia, respondeu aos vereadores as questões que estavam gerando dúvida sobre a aplicação do recurso do FUNDEB pelo município de Novo Progresso.

Professora Núbia respondeu aos vereadores e deixou claro que realmente na gestão do ex-secretário Eloido Bertollo (PR), houve desvio na aplicação do recurso do FUNDEB, pelo município de Novo Progresso.

Está gravado em áudio e vídeo, a resposta da Coordenadora sobre o possível desvio de dinheiro para pagamento de salários atrasados e cargos em assessoria, entre outros.

Professora Núbia afirmou ter pedido demissão do cargo que ocupava na época, como chefe do departamento de cultura do Município, por estar recebendo o salário com dinheiro do FUNDEB, atitude desonesta, disse ela.

A Coordenadora respondeu as perguntas dos vereadores e já de cara, confirmou que foram detectados problemas nas 50 horas pagas a diretores de escola, que não consta no PCCR. Ela afirmou que esse dinheiro estava saindo irregularmente, disse.

Núbia citou suposta irregularidade em contratação de professores para o “Insituto Edson Royer”, que é administrado pela ex-vereadora Sara Royer. Ela disse que o Município transferiu dinheiro sem ter convênio com instituto e os profissionais teriam que ser concursados, o que não aconteceu.

O vereador Bueno (PT) perguntou se havia assessor político recebendo pelo FUNDEB? Ela confirmou que não recordava os meses, mas assessores políticos receberam salários pelo FUNDEB.

O referido Vereador também questionou se ela, quando Chefe do Departamento de Cultura recebia pelo FUNDEB? Professora Nú disse que sim. Recebeu seu primeiro salário pelo FUNDEB, e foi um dos motivos de sua saída, porque não concordava em continuar recebendo seus provimentos pelo FUNDEB, sabendo que é irregular, pois esse dinheiro é destinado apenas para pagamento dos professores.

O vereador Bueno (PT) também perguntou sobre os R$ 141.000,00 pagos no mês de março 2013, aos profissionais da educação do Fundeb 40, que ficaram sem receber o salário do mês de dezembro 2012. Se foi correto ter pago? Se não teria que passar pela Câmara para ter autorização? Núbia respondeu que até onde ela entende, o dinheiro do FUNDEB tem que ser gasto no mesmo ano e não para fazer pagamentos de ano anterior, e que não sabia responder se com este pagamento efetuado, se poderia causar punição ao ex-secretário e hoje vereador Eloido Bertolo (PR) e ao prefeito Osvaldo Romanholli.

Ela também disse que as contas do FUNDEB não foram aprovadas pelo Conselho de Educação, “Nenhum quadrimestre”, por conter irregularidades e se essas irregularidades continuarem, as contas serão reprovadas.

O vereador Eloido Bertolo (PR), que foi Secretário de Educação até o mês 09/2013, tentou explicar que o dinheiro do FUNDEB começou o ano vindo um valor e foi caindo no decorrer dos meses, por isso ocorreu alguns problemas, mas não explicou sobre os pagamentos irregulares, fato que não convenceu os demais colegas.

O vereador Ubiraci Soares (Macarrão), do PT, indagou e comentou que o pouco que ouviu da professora Núbia, deu para perceber que a Secretaria Municipal de Educação está cheia de irregularidades.

O vereador Bueno aproveitou para pedir explicação sobre as contas do Município: “Como o Prefeito mandou a prestação do primeiro quadrimestre faltando documentos?, questionou. Já sobre as contas do segundo quadrimestre, o Prefeito só enviou para o Legislativo os balancetes, disse o vereador Bueno, que solicitou ao presidente da Câmara que exigisse a cópia de todos os documentos do FUNDEB, folhas de pagamento, extratos bancários, lista de funcionários, notas fiscais de pagamento a empresas prestadoras de serviços etc…, para apurar essas denúncias sobre a educação em Novo Progresso.

Para finalizar, a coordenadora do Sintepp, professora Núbia, representando o Conselho, comentou que não enviou os respectivos documentos ainda ao Legislativo por falta de recursos na Entidade para tirar cópias, mas deixou os documentos à disposição de todos. Com informações de Adécio Piran.

Fonte: RG 15/O Impacto,24/11/13

Nenhum comentário: