sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Greve dos professores termina após votação acirrada

Categoria voltará às aulas na próxima segunda-feira
 
Depois de 53 dias paralisados, os professores da rede pública de ensino terminaram a greve em uma assembleia geral que aconteceu na sede social do Paysandu, na tarde desta quinta-feira (14). Cerca de 3 mil professores estiveram presentes no local e optaram por encerrar o movimento, que havia iniciado no dia 29 de setembro deste ano.

Na próxima segunda-feira (18) a categoria se reunirá com o procurador do governo, Caio Trindade, no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), para assinar o acordo final. Ainda no mesmo dia, os professores já retornarão às salas de aula.

A classe, representada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), aceitou a proposta que o governo ofereceu na última sexta-feira (8), em que o retroativo do piso salarial começaria a ser pago a partir de janeiro de 2014, além do aumento de 20 para 25% do tempo de trabalho para horas-atividades.

'A categoria saiu muito vitoriosa dessa greve. Apesar de sabermos que a gente podia conseguir mais coisas do Governo do Estado, sabemos que podemos avançar mais ainda futuramente. A regulamentação da nossa jornada de trabalho foi um dos itens mais importantes, assim como o plano de carreira unificado. Tivemos ainda um pequeno avanço em relação as horas de planejamento, que agora serão 10h mensais, mas a partir de 2015 o Governo se comprometeu a chegar a um terço da carga horária', explicou Silvia Letícia, professora estadual e coordenadora do Sintepp.
Redação Portal ORM

Nenhum comentário: