quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Na Europa, bicicleta movimenta economia maior que a da Dinamarca

Bicicleta movimenta economia na Europa   (Foto: European Cyclists’ Federation)

Enquanto em uma República ao Sul do mundo o governo reduz impostos para estimular a venda de carros e fazer o motor da economia engrenar – sem, no entanto, atingir os efeitos esperados –, a Europa pedala no sentido contrário e descobre que a bicicleta não apenas transforma as cidades em lugares melhores, mas também é uma eficiente ferramenta econômica.

Calculando os benefícios do uso da bicicleta para o cidadão e toda cadeia produtiva envolvida, a bicicleta movimenta anualmente 200 bilhões de euros por ano na União Europeia (EU-27) – bloco político formado por 27 países do continente. Isso supera, por exemplo, a economia da Dinamarca e equivale a aproximadamente R$ 623 bilhões – o mesmo que a soma de todos os bens e serviços produzidos nos três estados da região Sul do Brasil no período de em um ano.
Chanceler alemã Angela Merkel apoia políticas em defesa da bicicleta. (Foto: European Cyclists’ Federation)

Os dados foram apresentados no relatório Economic benefits of cycling in the EU-27, elaborado pela European Cyclists’ Federation (ECF), entidade que congrega as mais de 70 associações de ciclistas de 40 países do Velho Continente.

A bicicleta gera economia de 435 euros per capita na Europa e o maior impacto é na área da saúde, com uma economia de 110 bilhões de euros por ano de acordo com o Health Economic Assessment Tool (HEAT), sistema desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo dados da EFC, hoje 34 milhões de europeus usam a bicicleta como meio de transporte preferencial — o que representa cerca de 7,5% da população do bloco. A expectativa é dobrar esse índice para 15% até 2020. Se a meta for alcançada, a economia de recursos equivale a 100% da dívida da Espanha ou 76% da indústria automotiva alemã.

Para alcançar isso, os governos articulam um trabalho interministerial em torno da bicicleta para aumentar ainda mais os efeitos benéficos, conforme sinalizou a chanceler alemã Angela Merkel ao inaugurar a feira Eurobike 2013, na última quarta-feira (29).

Isso compreende a implantação de políticas de estímulo ao uso do modal, programas de seugurança, financiamento a projetos e implantação de infraestrutura cicloviária e campanhas e desestímulo ao uso do transporte individual motorizado. Em 2011, A Comissão Europeia iniciou estudo para implantação de uma espécie de imposto para os poluidores – calculando em função da geração de ruídos, poluição do ar e congestionamentos gerados.

Na contramão


A despeito de ser a queridinha do governo brasileiro, toda a indústria automotiva do país equivale a apenas 20% da economia gerada pela bicicleta na Europa. Com participação de 18% no Produto Interno Bruto do setor industrial brasileiro (PIB-Indústria), a cadeia automotiva movimenta cerca de R$ 110 bilhões por ano (35,3 bilhões de euros) no país, enquanto a cadeia agregada da bicicleta gira 200 bilhões de euros por ano na Europa.


Clique aqui e veja o infográfico com mais detalhes (em inglês)
Benefício € bi em 2010 na EU-27
1 Benefício à saúde e redução da mortalidade € 114 – 121 bi
2 Redução de congestionamentos € 24.2 bi
3 Economia com combustíveis (US$ 100/barril) € 2.7 – 5.8 bi
4 Redução da emissão de CO2 € 1.4 – 3.0 bi
5 Redução da poluição do ar € 0.9 bi
6 Redução da poluição sonora € 0.3 bi
7 Indústria do turismo € 44 bi
8 Indústria da bicicleta € 18 bi
Total € 205 – 217.3 bi

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