sábado, 4 de maio de 2013

Audiência Pública sobre garimpagem foi um palanque eleitoral

De passagem por Itaituba e tendo acompanhado de perto todo esse barulho sobre a questão do decreto do governo do estado sobre os garimpos, fui até o ginásio de esportes para acompanhar a audiência pública, mesmo nada tendo a ver com a garimpagem. Alguns pontos chamaram minha atenção.

1. A estupidez das vaias ao deputado Dudimar Paxiuba.

2. A falta de maturidade do presidente da Câmara de Itaituba, que tentou tomar o microfone do Secretário de Meio Ambiente do Pará.

3. A falta de bom senso da maioria dos deputados que falaram, os quais deveriam ter mostrado maior responsabilidade. Em vez de discursos em busca de votos para a próxima eleição, deveriam ter falado de forma compreensível, contribuindo com sugestões.

4. O único realmente garimpeiro que falou foi o Luiz Barbudo. Os outros se beneficiam do garimpo, mas, não são garimpeiros.

6. Teriam que ter colocado um garimpeiro que pega no pesado para dizer alguma coisa. Apenas falaram em seu nome, mas, não tiveram o cuidado de perguntar o que ele pensa e sente com toda essa confusão.

7. Porque os políticos não gostam de falar a verdade? Todo mundo que entende um pouquinho das coisas já tinha entendido que o decreto não manda parar a garimpagem, mas, apenas uma pequena parte. Mas, os nossos políticos, os daqui e os de fora, não disseram nada a este respeito, nem antes, nem durante a audiência pública.

Pra finalizar, acho que a movimentação foi válida, mas, espero que a SEMA faça alguma coisa para dar um jeito nessa esculhambação que acontece com a degradação completa de rios e igarapés. Só lamento que o próprio secretário de meio ambiente do estado ache que as dragas não fazem mal algum ao Tapajós. Vamos esperar para ver. O tempo vai nos dizer.
 
Opinião de Marco Antônio Bianchinni, postada no blog do J Parente, 04/05/13

Nenhum comentário: