quinta-feira, 25 de abril de 2013

Rapidinhas

Antes tarde do que nunca

A presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Cleide Amorim, está em Santarém, oeste paraense, para anunciar as novas ações que a empresa vai realizar na região durante todo este ano. Será prioridade da Emater na região continuar as ações de pesquisa para beneficiar o maior número possível de agricultores familiares, a exemplo, o projeto de macaxeira em várzea, implantado no Projeto de Assentamento (PA), Santana do Ituqui, que demonstrou a alta produtividade de solo em função do regime das águas.

Cresce o desemprego no País: péssimo sinal

A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em 5,7% em março, após registrar 5,6% em fevereiro, conforme aponta a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada nesta quinta-feira (25). Em março de 2012, o indicador havia registrado 6,2%. A taxa é a menor para o mês de março desde o início da série, em março de 2002. A população desocupada somou 1,4 milhão de pessoas e ficou estável sobre o mês anterior. 

 

Em Santarém agora foi criado o "Espaço Esperança", aqui falta esperança nos espaços 


O Hemocentro Regional de Santarém (HRS) implantou o “Espaço Criança”, destinado aos pacientes da pediatria ambulatorial que, assim como os demais, recebem tratamento médico especializado. A unidade foi criada com uma nova concepção, que oferece um ambiente humanizado e descontraído, onde as crianças podem participar de atividades recreativas e educativas enquanto aguardam o atendimento. O pequeno William da Silva Marialva, 5 anos, que recebe atendimento no Hemopa Santarém desde outubro de 2012, foi o primeiro a conferir o espaço.

Serão construídos cinco portos em Miritituba, distrito de Itaituba

Já estão bastante adiantados os trabalhos no sentido da construção de cinco terminais portuários em Miritituba, distrito de Itaituba. Esses portos vão captar a produção de grãos vinda, principalmente, do Mato Grosso com destino ao estrangeiro.  A notícia ruim e vinculada a esta é que o asfaltamento das BR 163, conhecida como rodovia Cuiabá/Santarém e BR 230, conhecida como rodovia Transamazônica, seguem a passos de tartaruga. Trabalho mal feito, asfalto fino e de qualidade duvidosa. Por outro lado, as chamadas julietas, transportam mais de 40 toneladas de grãos e esse "alfaltinho" não vai aguentar. Por falar nisso, tem trechos que já foram refeitos com menos de um ano de suas entregas. 

Mais um deslize, provavelmente da prefeita, para prejudicar Itaituba

Na terça-feira, 23, um carro de som abriu o "bocão" nas ruas de Itaituba, com uma propaganda volante da Associação dos Filhos de Itaituba, que falava da irresponsabilidade de nossos governantes com a chamada coisa pública. Denunciando que a Escola Alice Carneiro deve dar lugar a um camelódramo. Estamos nos aproximando de um tempo que vamos ter que dobrar o número de escolas do munícípio devido o "inchaço" que vem aí com a construção dos portos, das hidrelétricas e outras obras de grande vulto. Quem foi o jirico que teve essa idéia?

O sujo falando da má lavada

O ex-prefeito Valmir Climaco, fez críticas à atual administração municipal no programa Circuito Aberto, apresentado pelo jornalista Weliton Lima, na TV Tapajoara. esquecendo que ele não é essa "cola-cola toda", que fez e aconteceu como prefeito. Na verdade, era o sujo falando da má lavada. Juntando todos os prefeitos eleitos de Itaituba, até a presente data, não dá um. Que administraçãozinha ruim, sô!

 

O que esse rapaz tá querendo?


O vereador João Paulo, do Partido dos Trabalhadores fez um relato da viagem que fez a Jacareacanga, representando a Câmara Municipal de Itaituba, para participar das discussões a respeito do Decreto 714/2013. Ele disse que a preocupação no município vizinho com os desdobramentos de uma possível paralisação da atividade garimpeira já estão sendo sentidos. Frisou que já ocorreram diversas demissões por conta da decisão de alguns donos de garimpos, que resolveram antecipar-se. Esse pessoal está indo para a cidade.

Moral da história: o vereador quer que os empresários do setor madeireiro e da garimpagem continuem livres, soltos, acabando com tudo, em nome do emprego que ele pensa que nunca vai acabar. João você está me surpreendendo negativamente!

Está armado o circo do decreto da garimpagem

Vai ter barulho, muito barulho, em Itaituba no próximo dia 3 de maio. É o pessoal do dinheiro usando os pobres para defender os seus interesses de continuidade de apropriação e expropriação dos recursos naturais da amazônia. Nessa data, em audiência pública, o decreto estadual que proibiu a atividade de garimpagem no leito do rio Tapajós e seus afluentes será alvo de, pode anotar, acalorados debates. As mais robustas forças políticas itaitubenses, aquelas que nunca tiveram compromisso com mudanças sociais, estão preparadas para bombardear a medida governista. Vindo dessa gente, alguém esperava algo diferente?


Os professores só querem uma coisa do governo do Estado do Pará: seriedade

Veja, abaixo, 6 das principais reivindicações feita pelos professores da rede estudual de ensino ao governo Simão Jatene II. As duas partes estão no tête-à-tête na mesa de negociações, retomadas ontem (23):
- Melhoria das condições de trabalho nas escolas;
- Regulamentação do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) em lei específica;
- Exigência de especialização em gestão para assumir a direção das escolas;
- Jornada de trabalho de 200 horas prevista no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR);
- Complementação da gratificação progressiva;
- Pagamento do retroativo do piso nacional.

Nenhum comentário: