sexta-feira, 19 de abril de 2013

Lei para punir políticos que prometem e não cumprem!

Um projeto de lei muito interessante para a moralização política do país está em tramitação na Câmara dos Deputados.  Trata-se do Projeto de Lei n.º 4523/12, de autoria do Deputado Federal Nilson Leitão (PSDB-MT), o qual pretende tornar crime o não cumprimento das promessas feitas pelos candidatos no horário eleitoral e também das propostas de governo registradas durante a campanha eleitoral.

Juridicamente, o projeto altera o Código Penal incluindo o chamado “estelionato eleitoral” entre as outras formas de estelionato já previstas. 

De forma geral, o crime de estelionato, famoso “171”, caracteriza-se pela obtenção de vantagem ilícita, a partir da indução ao erro, com a utilização de fraude, com prejuízo para outra pessoa, sendo que a pena atualmente prevista é reclusão de um a cinco anos e multa.

Na opinião do Deputado Nilson Leitão, o estelionato eleitoral encerra o mesmo tipo de fraude, só que em relação ao exercício da cidadania. “São muitos os candidatos que registram propostas às vezes impossíveis de serem executadas. 

O eleitor desavisado acredita e vota no candidato que, depois de eleito, ignora as propostas como se não as tivesse feito. Isso é enganar o eleitor, é fraudar o processo eleitoral”, afirma o parlamentar.

O projeto tramita em conjunto com o Projeto de Lei n.º 3453/04, que tipifica como "estelionato eleitoral" o crime no qual o candidato promete, durante a campanha eleitoral, realizar projetos de investimento sabendo que é inviável a concretização da promessa.  

 
Para que se tornem efetivamente leis, as duas propostas ainda deverão ser analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, para depois seguirem para votação em Plenário.

Esperamos que, também nesse caso, os Deputados Federais votem com base no interesse público, deixando os eventuais interesses particulares em segundo plano.
 
Fonte: Blog Direito de Informar, 11/03/2013

Nenhum comentário: