terça-feira, 9 de abril de 2013

Educação/O que os pais têm a ver com indisciplina dos filhos?

Um dos grandes entraves do ensino público no Brasil é a total falta de responsabilidade de alguns pais, principalmente daqueles alunos que vão para a escola pelos mais variados motivos, menos estudar. Atitude que compromete a qualidade ainda mais, pois as professoras se vêem investindo tempo e energia na tarefa ingrata de impor a disciplina. Frente a fatos corriqueiros que se transformam num embate porque aquela pessoa não trouxe do berço as mínimas noções dos princípios elementares de uma convivência coletiva.

E assim, minutos preciosos que deveriam destinar-se a estudos da matéria, costumeiramente se perdem em meio às tentativas de impor algumas regras de urbanidade. Não obstante o estresse desnecessário que, em muitos casos, contribui para a formação dum professor desmotivado, além de abalado física e psicologicamente. 


Aqui cabe a pergunta. Onde andam os responsáveis pelas crianças? cadê o pai? cadê a mãe? cadê... cadê... pois nada mais justo que também dividissem a parcela com os professores. 

Aos pais caberia a responsabilidade pelos atos desordeiros, de falta de respeito e de intolerância praticados dentro da escola. Mas não é isso que ocorre, e enquanto assim perdurar, a indisciplina vai dominar. Isso é fácil constatar. É só checar as estatísticas sobre violência nas escolas que facilmente emergirão dados que de alguns anos para cá, assustadoramente os índices se elevam. E ninguém... nem da sociedade... nem da comunidade... nem da escola... nem do sindicato... muito menos do governo surge com essa cobrança. 


Creio ser justa, além de ser o "Q" da questão. Se o aluno é mal educado, vamos educar o aluno e o responsável. De que forma? A cada indisciplina e falta de comprometimento do aluno, convoque o comparecimento do pai na escola. Mostre com esse ato como é perder um precioso tempo de sua vida por causa da falta do filho. Se forem todos os dias, que sejam chamados diariamente ou até aprenderem. 


Desde que o mundo é mundo, inclusive entre os bichos, os genitores assumem e defendem com unhas e dentes suas crias. Diante disso, ousaria afirmar que em determinados casos, os animais irracionais estão cumprindo em melhor escala o papel que a natureza lhes legou, pois exercem de maneira exemplar tanto a paternidade quanto a maternidade. Comportamentos a desejar em muitos humanos ditos racionais. 


Mesmo diante de um cenário horroroso, não se vê nem nas entrelinhas alguma iniciativa de governo que venha a responsabilizar os pais faltosos em cumprir seus indelegáveis papéis. Enquanto tal compromisso não ficar claro, bem definido, com regras e consequências... continuaremos a lamentar o tempo perdido.


Questiono-me, que tenho a ver com isso, infelizmente respondo que tenho tudo a ver com isso, digo infelizmente porque nada poderei fazer, nada em mim tem algum poder, aliás, a única coisa que me mantém é a crença na esperança atiçada em mal traçadas linhas! Até a próxima!


PS: Enquanto isso aos professores e professoras, mui injustamente, imputa-se a responsabilidade de pais / mães e não de educadores.

Fonte: Blog do Gilrikardo, 09/04/2013

Um comentário:

ana clara disse...

A maioria dos filhos estão no mundo por irresponsabilidade dos que fizeram. Fazer qualquer um faz , mas EDUCAR , não é pra todos.