sexta-feira, 22 de março de 2013

Pará é vencedor do Desafio Sebrae Internacional

Estudantes de Parauapebas vencem a disputa envolvendo universitários de vários países
 
Os estudantes Djavan Valentim da Paixão e Renata Lopes de Holanda, do curso de Agronomia, da Universidade Federal Rural (UFRA) de Paraupebas ganharam, ontem à noite, o Desafio Sebrae Internacional, que aconteceu no Rio de Janeiro. Eles representaram o Brasil na disputa com estudantes da Argentina, Colômbia, Equador, Panamá, Chile, Peru e Paraguai. 

Os paraenses pertencem à equipe Amazon Fruits e foram campeões nacionais em Salvador, no final do ano passado, em um feito inédito para o Estado e agora ganharam evidência internacional. "Foi uma surpresa. Esperava ficar pelo menos entre os três primeiros. Está sendo uma experiência única. Posso dizer que hoje conheço um pouquinho de cada estado e da América Latina", disse Renata Holanda. 

Para Djavan Paixão, a vitória foi fruto de muito trabalho e dedicação. "Estou muito emocionado em representar o Pará e o Brasil. É realmente uma grande honra". 

"Estamos muito orgulhosos desses meninos que tão bem representaram nosso Estado que, pela primeira vez chegou tão longe na competição que estimula o empreendedorismo entre os jovens. Todo o Pará está de parabéns pela conquista. Foi a vitória da determinação, do esforço e sobretudo da dedicação desses meninos, que se dedicaram sem descuidar da faculdade", disse Vilson Schuber, diretor superintendente do Sebrae no Pará, que participou da cerimônia de premiação na Sociedade Hípica Brasileira, no Jardim Botânico. Para Suleima Pegado, diretora técnica, "é uma honra para os paraenses os nossos estudantes terem levado o nosso Estado para toda a América Latina".


Disputa - A disputa aconteceu entre universitários de sete países da América Latina que participaram da 13ª edição do Desafio Sebrae Internacional, jogo virtual que simula a rotina de uma empresa. O jogo final ocorreu de 18 a 19 de março na capital carioca. O objetivo do Desafio Sebrae é levar a prática da gestão a jovens universitários, visando o desenvolvimento de competências no ato de empreender. 

Nesta 13ª edição, participaram mais de 170 mil alunos, grande parte na faixa etária entre 18 e 22 anos. Após várias etapas disputadas durante o ano de 2012, foram selecionados 29 jovens vencedores em seus países que disputaram a final no Brasil. As equipes que chegaram até essa etapa fizeram exercícios práticos de empreendedorismo. Tiveram noções de como administrar uma empresa e trabalhar em equipe e, ao final, testaram resultados. 

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o Desafio Sebrae coloca o estudante como protagonista da sua própria vida, pois ele se vê em um cenário propício para gerar negócios. “É muito importante o diálogo entre professores, diretores de escolas e toda a cadeia educativa sobre empreendedorismo. Jovens que passam por esse tipo de experiência e conhecimento têm mais condições de entrar no mundo do trabalho com um diferencial”, destaca. 

Em 2012, o Desafio Sebrae versão internacional contou com mais de 22 mil estudantes, sendo que o Peru foi o país com maior número de adesões: foram inscritos 13.108 jovens. Naquela edição, os participantes simularam uma empresa no ramo de sucos e polpas de frutas. 

A versão internacional conta com a parceria da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec/UFRJ) e a participação de países que o Sebrae têm estreitos laços de cooperação institucional, além de importantes parceiros comerciais de pequenos negócios. A programação do Desafio Sebrae inclui visitas a centros tecnológicos em universidades brasileiras.


O Jogo - Desafio Sebrae é um jogo virtual que estimula o espírito empreendedor entre universitários de todo o país e está em sua 13ª edição. Vale ressaltar que o Pará foi um dos maiores destaques do Brasil no jogo em 2012: Aqui se inscreveram mais de 10.400 alunos de 59 instituições de ensino superior da capital e interior do Pará, mais que o dobro de 2011. Com isso, o estado ficou em 4º lugar no número de inscrições e ganhou o direito de levar duas equipes para a semifinal nacional. No Brasil foram 153.027 estudantes inscritos desafiados a administrar uma fábrica de polpas, sucos e frutas tropicais. 

O interessante é que na etapa estadual a equipe Amazon Fruits obteve o terceiro lugar, mas seguiram para Salvador para representar o Estado depois da desistência da primeira colocada. “Foi e está sendo um grande desafio. Acho que empreender é acreditar e nós acreditamos", disse Djavan da Paixão, da Amazon Fruits. Em segundo lugar nacional ficou a Run to Win, do Paraná, seguido pela equipe Xeque Mate, de Minas Gerais. 

“Foi uma experiência maravilhosa, principalmente porque nossa situação foi diferente, ficamos em terceiro lugar estadual e nem imaginávamos ter chegado aqui, não pensávamos em chegar na final. O que viesse seria lucro, por isso é inacreditável. A gente sabia que tava indo bem, mas foi uma surpresa”, disse, emocionada, Renata. Além da viagem, eles ganharam curso de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas – FGV.
 
Fonte: DiarioOnline, 20/03/2013

Nenhum comentário: