quarta-feira, 13 de março de 2013

Municípios podem aderir ao Saúde na Escola até dia 15/03

Durante esta semana acontece em todo o Brasil a Mobilização Saúde na Escola com o tema "Prevenção da obesidade e o Cuidado com a Saúde Ocular". No Tocantins, 24 municípios aderiram a Campanha e cerca de 2 mil estudantes passarão pela triagem durante a mobilização. A estratégia faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), ação desenvolvida em conjunto com o Ministério da Educação.

Todos os municípios poderão participar da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que vai até o próximo dia 15. Durante a semana os profissionais do programa irão desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde, como: pesar e medir os alunos; calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC); promover palestras com alunos e professores; e fornecer orientações nutricionais aos familiares dos estudantes.

Segundo a área Técnica de Estratégia Saúde da Família/Saúde Bucal da Sesau, os municípios ainda podem aderir ao programa já que o prazo foi prorrogado para 15 de março. A contratualização do Programa de Saúde na Escola para este ano ocorrerá no período de 18 de março a 30 de abril. "A Semana de Mobilização é o inicio de um trabalho que é desenvolvido durante todo o ano. Então os municípios interessados em participar podem fazer a adesão e participar das ações que serão realizadas ao longo do ano letivo de 2013", afirmou Maria Jucinaide Ribeiro Alvino, técnica do programa no Estado.

O Programa Saúde na Escola visa promover atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público por meio de ações de prevenção, promoção, atenção e formação. As atividades são realizadas de forma articulada entre as equipes de saúde da Atenção Básica e os trabalhadores da educação nos estabelecimentos de ensino. Esta é a segunda edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola. Neste ano, além dos alunos do ensino fundamental e médio, também participarão da triagem os estudantes das creches e pré-escolas, numa iniciativa integrada ao Brasil Carinhoso.

A obesidade na infância e na adolescência e a grande repercussão obtida pelo tema no ano passado motivaram a retomada do tema em 2013, acompanhado de saúde ocular. Dados da Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares, (2008/09), indicam que a obesidade em crianças de 5 a 9 anos saltou de 4,1% para 16,6% entre os meninos e de 2,4% para 11,8% entre as meninas. Nos adolescentes, o excesso de peso passou de 3,7% para 21,7% nas últimas quatro décadas. Já os problemas de visão são uma das principais causas da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem. Estudos apontam que 30% das crianças em idade escolar apresentam refração ocular (distúrbios de visão causados por problemas no cristalino ou na córnea). Com informações do Ministério da Saúde.

Font:: JusBrasil Notícias, 12/03/2013

Nenhum comentário: