segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Uma leitura do resultado das eleições de 2012 no Pará

Analisando o resultado das eleições de 2012, no Pará, é possível cenarizar a disputa de 2014 para deputado estadual, federal, senador, governador.

Uma primeira leitura é que Jatene, do PSDB, virá muito forte para a reeleição. O seu partido e aliados, ganharam as prefeituras das principais cidades do estado (Belém, Santarém, Marabá, Ananideua e outras).

A meu ver, ainda é possível que Jáder Barbalho seja desbancado do Senado para dar lugar a Paulo Rocha, do PT. Lembre-se que Paulo foi inocentado pelo Supremo e que só não tinha assumido antes por conta dessa pendência.

Por outro lado, Edmilson Rodrigues foi o deputado estadual, eleito em 2010, com o maior número de votos.  Recebeu o apoio do PT, no 2º turno, para a prefeitura de Belém, porque o seu adversário era Zenaldo Coutinho, do PSDB e perdeu para a máquina do Governo do Estado e, segundo denúncias, muito dinheiro nos últimos dias de campanha.

Uma das probabilidades é que Jatene dispute a reeleição para governador e o filho de Jáder, Hélder Barbalho, saia para o Senado; a outra, é que Paulo Rocha dispute a eleição para governador, com o apoio do Edmilson, que sairia como vice ou como deputado federal. Se bem que o mais provável é que o PSOL, devido as diferenças que tem com o PT, lance Edmilson, de novo para deputado estadual, com certeza de vitória ou o lance para governador, para não chegar, devido o tamanho do partido no Pará.

Em Itaituba e região, se considerarmos o resultado das eleições para prefeito, Dudimar Paxiúba, agora deputado federal, com a vitória de Zenaldo, em Belém, deve vir para a reeleição. Ele saiu cacifado em Itaituba, com a vitória de Eliene Nunes; em Aveiro, com a vitória de Fusica; em Jacareacanga, com a boa performance de Rose; em Novo Progresso, onde Madalena, a candidata do PSDB, perdeu por apenas por 32 votos; em Rurópolis, onde Pablo, venceu a eleição e também em Santarém, onde Alexandre Von, do PSDB, superou os adversários.

A meu ver, quem não tem chances de reeleição é o deputado estadual Hilton Aguiar, pois todos os candidatos do PSC, seu partido ou aliados, perderam a eleição para prefeito, na região. 

Ressalto, ainda, que a disputa para deputado estadual aqui, vai ser dificil, pois teremos nada menos que cinco candidatos.

Nenhum comentário: