terça-feira, 30 de outubro de 2012

Os benefícios do levedo de cerveja

A levedura ou levedo (de maneira geral) é na verdade um fungo utilizado na fermentação do açúcar de cereais, o que leva à produção de álcool, muito utilizado na indústria de bebidas. A espécie mais importante de levedura é a saccharomyces cerevisiae, vulgarmente chamada de levedo de cerveja.

Quando a levedura perde sua utilidade para a indústria cervejeira é vendida para outras empresas, pois ainda preserva inúmeras propriedades nutritivas, inclusive sendo vendida como complemento para alimentação humana (quase sempre na forma de cápsulas e comprimidos).


Dentre os benefícios do levedo podemos citar os seguintes.
  • Complementa a dieta.
  • Reduz a queda de cabelo.
  • Combate acne, pele oleosa, furunculose, eczema, psoríase, diabetes, fadiga, estresse.
  • Equilibra a flora intestinal.
  • Regula o intestino (deve ser consumido, para isso, pela manhã, com bastante água).
  • Proporciona ação desintoxicante no organismo.
  • Fortalece o sistema imunológico e os nervos.
  • Auxilia no tratamento de artrite, artrose, reumatismo e gota (para tanto deve ser ingerido ao final das refeições).
  • Na antiguidade os monges o utilizavam para tratar chagas (feridas, e não a doença de Chagas, transmitida pelo barbeiro, e que só foi identificada pelo sanitarista Carlos Chagas no século passado).
O levedo de cerveja é riquíssimo em fibras (assim como a semente de linhaça), aminoácidos (formadores de proteínas), vitaminas (sobretudo as do complexo B) e sais minerais. Além disso, tem alto teor de ferro orgânico, e forte presença de cromo (mineral muito importante no metabolismo do açúcar), o que lhe confere um sabor amargo.

[infobox]Levedura de cerveja não engorda, porém ela abre o apetite e se for consumida de maneira equivocada isso pode causar o ganho de peso.[/infobox]

Apesar disso, o levedo de cerveja não engorda porque não é calórico. Se ingerido dez minutos antes das refeições sua ação no organismo vai propiciar sensação de saciedade mais rapidamente (você não precisa se intoxicar de sibutramina), e favorecer o funcionamento do sistema digestório.
A levedura, caso não seja na forma de cápsulas nem de comprimidos, pode ser tomada com água, suco de frutas ou acrescentada a comida, mas não se deve cozinhá-la para que não perca suas vitaminas.

O levedo de cerveja pode ser facilmente comprado em qualquer farmácia (comum ou de manipulação), em lojas de suplementos alimentares, e até mesmo pela Internet.

Apesar dessa facilidade, recomenda-se que antes de fazer qualquer modificação na sua dieta, ou antes de fazer uso de qualquer medicamento, consulte um médico ou nutricionista, para fazer uma avaliação de seu quadro clínico e obter informações mais precisas de um profissional responsável.

___
Atenção: este texto foi escrito apenas para fins informativos. Este blog não é consultório médico ou farmácia. Consulte seu médico.

Leia também:

Nenhum comentário: