domingo, 8 de julho de 2012

O PCdoB e PSB RECUARAM ESTRATEGICAMENTE!

Eliene Nunes, candidata a prefeita, apoiada por Horalícia/PSB e Anézio Ribeiro/PCdoB


O PCdoB e o PSB queriam concorrer coligados as eleições para prefeito e vereador, em Itaituba. Primeiro, trabalharam a possibilidade de uma coligação mais ampla, envolvendo os dois partidos e também o PT, o PR, o PRP, o PTB e o PRB.

As discussões aconteciam desde janeiro e haviam fortes indicativos de que uma coligação de oposição identificada com os anseios populares seria formada. Uma pesquisa definiria quem dos cinco pré-candidatos do grupo o representaria como prefeito nas eleições.

A pesquisa indicou que Afábio Borges/PT seria o candidato da oposição, mas este não aceitou alegando possíveis problemas na sua empresa e dificuldades financeiras. Para a surpresa da oposição, dias depois Afábio Borges e o PT fechava acordo com Valmir Climaco do PMDB.

O PTB antes mesmo da pesquisa tomou outro rumo.  César Aguiar e Horalícia, não chegaram a um entendimento sobre quem seria vice na chapa e ambos buscaram a carreira solo. Diante do impasse, o PSB decidiu lançar Horalícia Cabral, como prefeita, num acordo com o PCdoB, com Anézio Ribeiro, de vice.

Numa análise da conjuntura política local, o conjunto do PSB e PCdoB, entendeu que disputar a prefeitura seria fortalecer a mega coligação de Valmir Climaco e, então decidiu por retirar as candidaturas majoritárias e apoiar Eliene Nunes, para prefeita de Itaituba.

Assim, o PSB, o PCdoB, o PV, o PR e o PRP, se juntaram numa coligação proporcional, onde o professor Anézio Ribeiro, é uma opção para o eleitorado itaitubense, como candidato à vereador.

Nenhum comentário: