segunda-feira, 11 de junho de 2012

Qual a cidade que queremos?


Anézio Ribeiro*

O PCdoB de Itaituba iniciou recentemente, em Itaituba, um Ciclo de Seminários que tem como principal objetivo diagnosticar os problemas da cidade, entendê-los e compor um leque de propostas de soluções para construir uma cidade melhor, enfim, numa série de seminários temáticos, que se encerrará em setembro, para responder a pergunta: “Qual a cidade que queremos?”

Responder essa pergunta representa mais que simplesmente construir um Programa de Governo visando às eleições de 2012 ou de construir uma opinião e com ela constituir força para que o Partido ocupe um lugar de protagonista no próximo processo eleitoral local, lançando candidato a prefeito e uma chapa de vereadores. Responder a essa pergunta representa vencer pelo menos três grandes desafios.

O primeiro destes desafios é demonstrar a sociedade local que ainda é possível constituir um projeto político a partir do debate de idéias e da constituição de conceitos sobre as questões inerentes a todos os moradores locais. No meio político é cada vez mais vitoriosa a tese de que o processo eleitoral é uma conjugação de forças, uma junção de interesses que buscam o poder por si só e que as frentes políticas não apresentam grandes vetores que as diferenciem. É dever do PCdoB demonstrar que isso é diferente, que temos identidade programática e que nossas idéias serão nossas principais armas para o embate que se apresenta.

Um Partido que tem nomes como os de Anézio Ribeiro, João Baima e tantos outros, que construíram sua história política na cidade com bandeiras como a educação pública de qualidade e postura séria de servidor público, não poderia se propor a pensar o processo eleitoral de 2012 de maneira diferente que não fosse o debate de idéias e a construção de um programa que embasasse essas idéias.

O segundo grande desafio é encontrar respostas para as questões não respondidas desde as gestões anteriores e na atual. Evidentemente, que gestões de nomes vinculados a outros partidos. Por que, a população não é convidada e estimulada a participar do processo democrático de elaboração de políticas públicas? Quais são os grandes projetos implantados? Como está o município de Itaituba na parte de Educação, Saúde, Saneamento, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Cultura, Assistência Social, Habitação, Agricultura, Mineração, Turismo, Pecuária, Pescado, Indústria e Comércio?

Com relação aos grandes projetos do Governo Federal - Recuperação e asfaltamento das rodovias Transamazônica e Cuiabá/Santarém, Programa Minha Casa Minha Vida, Porto de Miritituba, Hidréletricas do Tapajós - o que o município pode propor antes, durante e depois, para minimizar os problemas sociais resultantes desses empreendimentos?

Um grande projeto implantado é na área de Habitação. Há de se fazer correções ou deve continuar como está? O que fazer para avançar ainda mais?

O Ciclo de Seminários terá, portanto, como desafio demonstrar nossa capacidade de analisar os erros do atual governo municipal, observar o que não foi realizado e aproveitando estes encontros, apresentar nossas propostas para os problemas urbanos. Propostas essas que necessariamente necessitam integrar um leque de mecanismos que tenham como base princípios de participação popular na condução da gestão pública.

O terceiro grande desafio e provavelmente não o último, será o desafio organizativo do PCdoB local. Construir um ciclo longo de debates, como estamos nos propondo, além de nos apresentarmos para a sociedade local, significa demonstrar nossa capacidade de organização, mobilização e comunicação. Partido Vivo na sua essência.

Mais do que preparado para o embate eleitoral e capacitado para responder aos problemas que a cidade apresenta e sua interlocução com o atual momento brasileiro, o PCdoB de Itaituba sairá deste processo fortalecido na sua organização e na formação de seus quadros.

Anézio Ribeiro é professor de Sociologia do Ensino Médio, Presidente Municipal do PCdoB de Itaituba, doutorando em Psicologia Social pela Universidade John Kennedy, da Argentina e pré-candidato a prefeito de Itaituba.

Nenhum comentário: