domingo, 17 de junho de 2012

O uso de paracetamol pode ser perigoso!

O Dr. Renan Marino, no seu blog, não recomenda o uso de paracetamol nos casos de dengue. Aqui, ele responde perguntas sobre o assunto. 

Como tratar os sintomas da dengue em pacientes com alergia à dipirona?

Nestes casos, uma vez que o AAS não pode ser considerado em casos de dengue, a opção seria utilizar o ibuprofeno. Mas atenção, consulte seu médico para utilizá-lo apenas em doses antitérmicas, já que em doses anti-inflamatórias também poderia afetar a coagulação em casos de dengue.

- A dipirona é metabolizada no fígado?

Sim, ocorre que não resulta nem de longe nos metabólitos reativos gerados pela biotransformação do paracetamol no fígado, e que não sendo neutralizados pela ausência de glutation nos pacientes com dengue, promovem extensa necrose hepática, muitas das vezes fatais. Também é interessante registrar que 85% dos metabólitos da dipirona, além de não serem hepatotóxicos, são excretados pelos rins.

- Como é ação do vírus da dengue no organismo a partir da picada do mosquito?

Logo após inoculação do vírus da dengue pela picada do mosquito vetor Aedes aegypti, ocorre a replicação viral em fibroblastos, células musculares estriadas e lisas, e principalmente nos linfonodos ("gânglios linfáticos") próximos à área da picada. Com a multiplicação, o vírus ganha a corrente sanguínea, sendo disseminado por todo o organismo. Os vírus da dengue também podem circular livres, mas o principal ponto onde isto se dá, é no interior de células fagocitárias, chamadas monócitos e macrófagos. Os sintomas gerais da dengue febre e mal-estar surgem após um período de incubação, que pode variar de 2 a 7 dias.

- Tenho hepatite C e tomo sempre paracetamol, há algum risco?

O uso frequente e continuado do paracetamol no seu caso, pode agravar a disfunção e a inflamação do seu fígado, estando desta maneira contra-indicado. Procure se aconselhar e discutir a questão com seu médico.

- Posso usar o paracetamol para dores de cabeça/enxaqueca?

Desde que você não faça parte de algum grupo de risco: hepatopatas (hepatite A, B ou C), doenças virais agudas que afetem o fígado (dengue ou chikungunya, por exemplo), doenças crônicas que afetem o funcionamento do fígado (cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes, obesidade mórbida, lupus eritematoso sistêmico, etc..) então você até mesmo pode tomar esta medicação. Isto, é claro, se for de maneira eventual ou esporádica, porque hoje já sabemos que o uso contínuo do Paracetamol por mais de 30 dias ocasiona hepatite medicamentosa.

- Já tive dengue, se eu voltar a me infectar corro o risco de dengue hemorrágica?

Nossa experiência clínica tem mostrado que os casos graves de dengue, com hemorragias e choque, somente ocorrem em dois grupos: em doentes que apresentem hepatopatias primárias ou secundárias, isto é,que tenham o fígado afetado diretamente, em patologias como cirrose hepática, hepatite C, etc.. ou doentes que apresentem doenças de base onde o fígado também é acometido, como cardiopatias crônicas, diabetes, lupus, etc.. E o outro grupo, o principal, é de pacientes que são tratados com doses frequentes e repetidas de paracetamol na vigência do quadro de dengue. Portanto, mesmo que você tenha dengue pelos 4 diferentes sorotipos, se guardar repouso por 1 a 2 semanas, ingerir grandes quantidades de líquidos para garantir sua hidratação, e se alimentar com uma dieta leve e equilibrada, tomando apenas dipirona para controle da dor e febre, terá com certeza uma evolução sem contratempos.

- Doutor, recebi um email que está circulando na internet falando sobre o paracetamol onde o Sr. é citado, é verdadeiro?

Este e-mail contém uma série de impropriedades, e também é claro que não foi escrito por mim. Porém, o que pode ser afirmado é que de fato o uso sistemático e prolongado por mais de 01(UM) mês desta droga, já resulta em inflamação e alteração da função hepática. Na dengue, por exemplo, deve ser totalmente evitado, pois seu metabolismo inadequado nestas condições (baixa importante da produção de glutation pelo fígado) pode levar a graves lesões hepáticas.


Fonte: http://www.renanmarino.com/p/pergunte-ao-doutor.html

Nenhum comentário: