domingo, 13 de maio de 2012

Rapidinhas


Roselito Soares, do PR/22, teve os direitos políticos cassados no dia 15 – número do PMDB- e, por ironia do destino Valmir Climaco, do PMDB/15, pode ser cassado no dia 22 – número do PR. Essa é demais!!!

Giovanni Queiroz, deputado federal e presidente estadual do PDT/PA, um dos grandes líderes na luta pela criação dos estados do Carajás e Tapajós, tornou-se adversário ferrenho do governador do Pará, Simão Jatene/PSDB, por este se colocar contra a emancipação política das duas regiões. Giovanni vai precisar de pulso firme, pois tem gente da direção do PDT, de Itaituba, apoiando Eliene Nunes/PSD, pré-candidata a prefeita de Itaituba com o apoio do “Bode Velho”. Em outras palavras, o PDT daqui está a favor do Não, do 55.

Caso Valmir seja cassado pelo TRE/PA, no dia 22/05, a situação do PMDB local fica difícil. Diniz está muito desgastado politicamente, Peninha e Antonieta estão impedidos pela Lei da Ficha Limpa. Quem o partido lançaria ou apoiaria?

A Câmara deve ter uma renovação em torno de 60% das cadeiras. João Crente, doente, não disputará; Peninha está impedido pela Lei da Ficha Limpa; César Aguiar não quer mais ser candidato à vereador; Marcos da Ideal está com o ibope muito baixo; Dico deverá ser o vice da Eliene e Eva do Liberdade dificilmente vai superar Aurismar do Liberdade. A chance de alguns deles continuarem na Câmara é votar a favor de 17 cadeiras na próxima legislatura!

No dia 26 de maio a frente de oposição composta pelo PSB, PT, PCdoB, PR, PTB, PRB e PRP se apresenta à sociedade itaitubense. O evento será no Arena Club e contará com a participação de lideranças e parlamentares estaduais e federais desses partidos. Os promotores do evento querem levar pelo menos 2 mil e 500 pessoas para o local. Será um festão!

Ficou combinado em recente reunião que os candidatos a prefeito e vice, respectivasmente, da frente de oposição será conhecido na primeira semana de junho, quando será realizada a pesquisa do grupo.

Por falar em frente de oposição, repercutiu muito o fato do Juarez Soares, irmão do ex-prefeito Roselito Soares e dono de um patrimônio invejável de votos no municpio, ter acenado com a possibilidade do apoio de Roselito ao candidato da oposição. 

O número de eleitores aptos a votar deve fechar em torno de 68 mil, em Itaituba. Hipoteticamente votarão 52 mil. Caso sejam 17 vereadores, cada partido ou coligação para eleger o mais votado terá que computar pelo menos 3.060 votos no conjunto. Não se pode nem pensar em lançar alguém como candidato a vereador que não tenha uma perspectiva de chegar a 150 votos.

Hipoteticamente, é possível notar uma queda nas intenções de votos de Eliene Nunes. O apoio de Jatene, que foi contra a criação do estado do Tapajós, será o seu espinho de garganta. O plebiscito foi ontem e o povo não esqueceu!


Nenhum comentário: