quarta-feira, 9 de maio de 2012

Itaituba terá três candidatos à prefeito

As convenções ocorrerão entre os dia 1º e 30 de junho

No mês que vem, inicia-se o período em que os partidos poderão realizar suas convenções e escolher seus candidatos a prefeito (majoritário) e vereadores (proporcionais). O quadro da disputa pela prefeitura de Itaituba está praticamente definido e aponta para três chapas como prevíamos neste espaço. As prováveis mudanças ficarão por contas das surpresas.

Os nomes mais fortes

Assim, Valmir Climaco/PMDB, caso não haja impedimento, representando o Governo Municipal, buscará sua reeleição e contará com os apoios do PP, de Sílvio Macedo, do PSC, PTC, PRTB, PSDC, atrelados ao deputado Hilton Aguiar e outros partidos sem ou de pouca expressão, que estão com suas comissões provisórias nas mãos de familiares do atual prefeito. Aqui, por enquanto, o nome mais forte para vice é o de Sueli Aguiar/PSC

Outro nome, é o de Eliene Nunes/PSD, a candidata do Governador, - que foi contra a criação do Estado do Tapajós - com o provável apoio do deputado federal Dudimar/PSDB, do PV e do PTdoB. O nome mais forte para vice é o do vereador Dico/PSDB.

A oposição também terá candidato. Uma pesquisa vai definir qual dos cinco pré-candidatos à prefeito do grupo tem mais respaldo junto a sociedade itaitubense. Afábio Borges/PT, Anézio Ribeiro/PCdoB, Horalícia Cabral/PSB, César Aguiar/PR e Deuzin/PRB, lutam pela cabeça de chapa. Desses, dois serão candidatos à prefeito e vice, respectivamente e os demais serão candidatos a vereadores ou serão apoiadores de campanha. A oposição também conta com o apoio do PTB e PRP e poderá receber ainda a adesão de mais três partidos.

As supresas

O governador poderá definir o seu apoio somente a Eliene Nunes. Nesse caso, Hilton Aguiar e seus partidos teriam que vir para o  apoio à professora, deixando Valmir Climaco "a ver navios". Outra hipótese é o governador garantir o acordo feito com o PMDB e retirar Eliene da disputa pela prefeitura de Itaituba. Uma terceira possibilidade é tanto Valmir quanto Eliene receber o apoio de Jatene, com candidatuiras independentes.

Apesar das especulações e das apostas de que o Afábio Borges apoiará Valmir e César apoiará Eliene, não acredito no esfacelamento da oposição, pois o que está em jogo é o desenvolvimento de Itaituba ou a continuidade de Valmir com sua prática de política de terra arrasada e a vitória de Eliene com o consequente fortalecimento de Jatene no município, duas situações muito ruins para Itaituba. Tanto César quanto Afábio são homens bastante sensatos e não tomarão a decisão de abandonar um grupo com o qual estabeleceram um compromisso.

Nenhum comentário: