quinta-feira, 26 de abril de 2012

O bôbo da corte da República do Araticum

Itaituba - Aristóteles tinha razão quando filosofando definiu que politica é a forma do  exercício do poder de um indivíduo sobre outro; o poder político é apenas uma delas. Valmir Climaco que especializou-se nos ensinamentos de Nicolau Maquiavel, “O Pai da Ciência Política”  esmera-se em exibir seus dotes maquiavélicos dando ênfase e fiel cumprimento  aos ensinamentos adquiridos, atraindo para junto de si e zona de conforto de seus iguais,  àquele que  já cuspiu na face,  e esse desavergonhadamente ajoelha-se diante de seu capataz, algoz, senhorio em reverencia ridicula e inconcebível.

Mesmo na evolução da politica sujismunda nacional se vê de tudo; o que incomoda é ver em nossa região, onde um fio de bigode ainda celebra um contrato, onde a palavra de um homem é um selo de garantia de um compromisso assumido, nossos políticos copiarem esse conceito de politica nacional com tanta sem-vergonhice, fazendo rastejar a seus pés e nos lodaçais da imoralidade a decência, a ética.
Valmir,  aplicado aluno do Maquiavelismo, (não é necessário ser letrado)  entendeu e copiou bem a essência do que prega ao longo da historia Nicolau Maquiavel, que teve facilitado seu doutorado  por um joguete de suas mãos e intenções;  seu presentemente humílimo Silvio Macedo que nunca teve tempo de ler O Príncipe do Pai da Ciência Politica.  Ocorreu nesse contexto uma inversão de valores e o iletrado aluno de Maquiavel, subjugou o letrado aluno leitor de almanaques do Jeca Tatu e da historia da evolução da bossa nova.
Valmir fez sua parte em seu intento para eleger-se ao Poder Executivo, por outro lado, Silvio Macedo que já foi prefeito de Itaituba em tempos que se amarravam cachorros com linguiças, torna a politica mais nociva, mais  enojada, e ao rastejar como faz,  mostra que  desconhece o significado e conceito das palavras ética, decência, vergonha e cuspindo em sua historia o povo verá que sua atribuição primordial no Governo Climaco passa longe de ser Secretario de Agricultura, já que a humilhação por qual passa mais uma vez o habilitam a ser o bôbo da côrte da república do araticum. Só Silvio Macedo não percebe isso. -Que tolo!
Justifica-se a referencia  pelas celebres derrotas que Climaco lhe impôs em sua trajetoria politica, e a mais humilhante e acachapante que, em outra pessoa seria para sempre lembrada e para sempre haveria cicatrizes,    foi o artificio de Climaco ter criado meios para desabrigar Silvio Macedo e sua  família de  sua pequena mansão onde concentrava sua zona de conforto.
A imprensa registrou o povo se compadeceu e Silvio choramingava causando dó reclamando que o desalmado Valmir Climaco tinha, lhe sacaneado.
Será que Valmir vai devolver-lhe a casa que ajudou a arrematar através de pessoa de sua amizade somente para destruí-lo politicamente? Será de que forma irá recompensá-lo para apagar o passado recente que tanta humilhação provocou em sua família? Ou será que Silvio Macedo não encontra-se na plenitude de suas faculdades mentais para rastejar de forma tão humilhante, expondo ao ridiculo sua historia e familia?
De tudo isso se depreende que Maquiavel tem ensinado Valmir a ser impiedoso ao subjugar pessoas queridas no município, isso já fez com sem numero de pessoas e das mais importantes o professor Felipe Melo que se encontra amordaçado e agora Silvio Macedo, que se falar alguma coisa, será para dizer que o Arigó com intenso amor fraterno, arrependido por tanta dor que lhe causou, lhe deu a mão protetora. Na verdade, lhe deu foi um dedo dêstamanhão e que se fosse de um médico daria para fazer com profundidade um toque retal à guisa de exame de próstata. Como diria a paca Leão Lôbo: Dignidade já!!!

Nenhum comentário: