quinta-feira, 5 de abril de 2012

Disputa pela prefeitura de Itaituba, está quase definida

Há menos de três meses da realização das convenções partidárias que vão definir os candidatos a prefeitos e vereadores para disputar as eleições de outubro, os partidos e pré-candidatos começam a acelerar o rítmo das articulações. De modo que em Itaituba já é possivel ter um quadro deste processo. Veja como estão as negociações:
 
Valmir Climaco, PMDB, já selou um acordo com o deputado Hilton Aguiar, do PSC, que indicou Higor Lacerda para ser o novo Secretário de Saúde, que já assumiu a pasta. Além do apoio do PSC, no pacote Hilton entregou o PTC e o PSL, partidos que ele tem o controle. Também, segundo se comenta nos bastidores, que o deputado federal Dudimar Paxiuba, PSDB,  fechou acordo com Valmir, para o vereador Dico, ser o candidato a vice-prefeito na chapa.  Caso se confirmem essas negociações, a coligação que defenderá Valmir para reeleição será composta pelo PMDB, PSC, PSDB, PSL, PTC, PSDC e PMN. Essa aliança é vinculada diretamente ao governador Simão Jatene.

Eliene Nunes, ex-secretária de educação de Itaituba, se confirmada sua candidatura, terá o apoio do PSD, PPS, PV, PRTB e PTdoB. A pretensa candidata tem muitas situações a serem contornadas. Uma delas é o apoio dos dois vereadores do PPS, Diomar e Dadinho, da base aliada de Valmir, que de lá não querem sair. A outra, é a ação de campanha extemporânea, que tramita na Justiça Eleitoral, que ainda não teve o seu mérito julgado. Essa aliança também é vinculada diretamente ao governador Simão Jatene.


A oposição formada pelo PT, PSB, PCdoB, PRB, PR, PRP e PTB, deve receber a adesão de mais quatro partidos e logo em seguida definir entre Afábio Borges, Horalícia, Anézio Ribeiro, Deuzin e César Aguiar, quem será o candidato à prefeito e a vice. Essa aliança é formada por partidos da base de apoio do Governo Federal.

O vereador Cebola, PP, não oficializou apoio a nenhum partido. No entanto, nos bastidores, negocia uma composição com Eliene Nunes, com Valmir e com a oposição. No PP, tem Sílvio Macedo que já estaria apoiando Eliene Nunes e tem Cebola que busca recursos para sua campanha a reeleição. 


No horário eleitoral gratuito, Valmir e a oposição terão tempo suficiente para apresentar suas propostas, enquanto Eliene ficará com um tempo muito pequeno. 

Os demais partidos ainda não se definiram. A tendência é que esse quadro não se modifique e assim teremos apenas dois ou três candidatos a prefeito. 

Nenhum comentário: