terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Falando das eleições de 2012, para prefeito de Itaituba!

Terminado o processo eleitoral que não permitiu a divisão do Pará, no plebiscito de 11 dezembro é interessante que tenhamos clareza quando fazemos uma análise política conjuntural. 

O NÃO ganhou o plebiscito, mas o governador Jatene PERDEU muito politicamente, tanto no Tapajós, quanto no Carajás!

Na região do Tapajós e Carajás, pelo que sei, somente Altamira, destoou e teve uma maioria de votos em favor do NÃO. É preciso buscar informações, para entender porque o eleitorado daquele município da nossa região, que sofre as mesmas agruras que nós, de repente, tomou um rumo diferente. Nos demais munícipios da nossa região o SIM ganhou disparado, foram quase 100% dos votos utéis. 

Com o governador desacreditado politicamente, o que vai prejudicá-lo e muito se ele pretende buscar a reeleição, todos os seus apaniguados, em Itaituba, sofrerão as consequências, ao concorrerem as eleições de 2012. O povo não tem memória curta!

Quando ao quadro eleitoral para prefeito de Itaituba, a princípio, não há uma alteração significativa a não ser uma possivel junção do PMDB com a siglas do PSDB e PSD como já vinha sendo ventilado. Eu disse siglas!

Quanto ao PSC que parece caminhar na direção de Valmir, é quase a mesma situação do PSDB e PSD. Há fortes indicios de que a coisa não acontecerá como seu líder máximo deseja.

Nesse contexto, um possível apoio de Jatene à Valmir, que juntaria Governo do Município e Governo do Estado, vai contribuir para estragar a tão propalada festa!  

Por outro lado, resta saber se César Aguiar/PR, Anézio Ribeiro/PCdoB, Horalice Cabral/PSB, Deuzin/PRB e Afábio Borges/PT, terão sensatez, humildade e habilidade política, para compor e derrotar de vez o atraso, a centralização, o marasmo, os desvios e a imcompetência que aí está.

Lembrando a essas lideranças que "quem sabe faz a hora, não espera acontecer!"

Nenhum comentário: