quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

50 mil escolas vão receber visita de médicos e dentistas

São Paulo - A presidenta Dilma Rousseff anunciou na manhã desta segunda-feira (23), no programa Café com a Presidenta, que o governo federal vai levar médicos, enfermeiros e dentistas das Unidades Básicas de Saúde a 50 mil escolas públicas de aproximadamente 2 mil cidades para avaliar, até a segunda semana de março, a condição de saúde de 11 milhões de estudantes.

Dilma afirmou que o governo também pretende nesta semana fazer o debate sobre a obesidade, que já afeta um quinto da população infantil. "Reduzindo a obesidade infantil, vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes", disse a presidenta.

A presidenta também informou que a vacina pentavalente, que começa a ser aplicada em agosto, é a soma das vacinas tetravalente e da hepatite B. "Com uma só injeção, a vacina pentavalente vai proteger agora a criança contra cinco doenças: o tétano, a difteria, a coqueluche, a hepatite B e um tipo de meningite grave", destacou, revelando ainda que a vacina contra a pólio será injetável.

"A vacina injetável é mais moderna e mais segura para os bebês nas duas primeiras doses. Os bebês vão continuar tomando as demais doses via oral. Nós vamos também continuar fazendo a campanha com o Zé Gotinha para manter a proteção de todas as crianças até cinco anos de idade", disse Dilma. Há 22 anos não há registro de casos de paralisia infantil no país, mas a pólio ainda existe em 24 países. "Como as pessoas viajam de lugar para outro e podem trazer o vírus, precisamos manter nossas crianças protegidas", observou a presidenta.

Fonte: Rede Brasil, 23/01/20121

Nenhum comentário: