segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Xixi na cama tem cura


Crianças que não conseguem controlar urina podem ter problemas graves, como lesões renais.

Na família, um problema costuma afligir as mães: qual o momento certo de dar adeus às fraldas? Em alguns casos as crianças ainda não conseguem controlar a urina e, para mais desespero, acabam por fazer xixi na cama. O que a primeira vista pode parecer apenas "preguiça", a longo prazo pode provocar problemas mais graves, como lesões renais, afirmam os especialistas.

Os pediatras frisam que a criança não tem culpa por não conseguir controlar a urina e nem sempre é normal que isso aconteça. Esse distúrbio é chamado de enurese e deve ser investigado por um profissional, pois pode provocar problemas mais graves, podendo revelar disfunções de bexiga com fatores de risco para lesão renal.

Um levantamento realizado revela a alta frequência de sintomas que necessitam de uma investigação mais detalhada, como infecção urinária, escapes de urina na roupa durante o dia e histórico de doença de rim ou de bexiga na família. É importante que as mães saibam que a enurese é um assunto médico e não psicológico. Com o tratamento é possível prevenir doenças ou lesões futuras, além de melhorar a qualidade de vida e a auto estima da criança. Os especialistas explicam que, até os 4 anos de idade, as crianças já têm continência total de urina, mas a partir dos 2 anos já possuem o aparelho urinário desenvolvido suficientemente para a retirada da fralda.

Fonte: O Liberal, 10/10/11

Nenhum comentário: