quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Marcha contra corrupção e apoio ao CNJ reúne 20 mil pessoas em Brasília

Brasília - Após quase três horas percorrendo a Esplanada dos Ministérios, o Movimento Brasil Contra a Corrupção terminou há pouco o protesto que reuniu, segundo a estimativa da Polícia Militar, 20 mil pessoas neste feriado de 12 de outubro. Os manifestantes se concentraram em frente ao Museu da República e seguiram até a Praça dos Três Poderes, em frente ao Congresso cantaram o Hino Nacional. O movimento, com apoio da OAB, defendeu com faixas o poder de punição do CNJ a magistrados corruptos.

Além de faixas que lembraram vários casos que indignaram a opinião pública nos últimos anos, desta vez os manifestantes levaram à Esplanada uma enorme pizza para representar o engavetamento de casos de corrupção. Segundo a PM, não houve nenhum contratempo durante o protesto.

Os organizadores já planejam ações para os próximos meses, entre elas manifestações pontuais em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela manutenção da Lei da Ficha Limpa - que veta candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados ou que renunciaram ao mandato para escapar da cassação - e também a garantia dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Uma ação direta de inconstitucionalidade questiona a legalidade da atuação do conselho na investigação e punição de juízes.

Fonte: OAB/DF, 12/10/11

Nenhum comentário: