quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Continuam as definições das pré-candidaturas de prefeito

No PMDB é dada como certa a candidatura de Valmir Climaco à reeleição para prefeito de Itaituba. Valmir deve ser apoiado pelo PMN, alguns partidos pequenos e possivelmente pelo PSDB, que lançaria o candidato à vice. Nesse caso, Dico, atual vereador da legenda, seria o indicado. Isso se houver mesmo uma determinação do governador Jatene.

Uma aliança mais à esquerda espera unir os partidos com perfis ideológicos parecidos. Nesse caso, o PCdoB, que tem Anézio Ribeiro como pré-candidato à prefeito; o PT que defende Afábio Borges; o PSB que aposta em Horalícia Cabral e o PRB que conta com o empresário Deuzin, poderão somar forças para equilibrar a disputa eleitoral. Dessa aliança, podem participar ainda o PSOL, o PDT e mais alguns partidos pequenos com perfis diferenciados. 

Uma aliança de centro deve juntar o PSD, o DEM, o PV, o PTdoB e outros partidos menores, todos em apoio à Eliene Nunes, ex-secretária de educação municipal. Esse grupo junta praticamente todos os seguidores de Roselito Soares, e alguns ex-secretários. Sandra (Administração), coordenadora da pré-campanha de Eliene, Ney Gordo (Subprefeito de Moraees Almeida), Neto (Tributos) e Edna (Finanças). Se eleita há fortes indicativos de que essa equipe formará o primeiro escalão e teremos assim um "Roselito de Saias".

Essa é uma análise conjuntural de hoje. Como o processo político é muito dinâmico, poderemos ter outros quadros que demonstrarão novas realidades da disputa eleitoral para prefeito de Itaituba, Como diz um amigo meu:" Muita água poderá passar embaixo da ponte e, se houver enchente, até por cima da ponte".

Nenhum comentário: