segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Câncer de Lula ajudará a combater

Ministro da Saúde e integrantes do governo enviaram mensagens de apoio ao ex-presidente

O vice-presidente da República, Michel Temer, e alguns dos ministros do governo enviaram nesta segunda-feira (31) mensagens de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começa hoje em São Paulo o tratamento contra o câncer na laringe, diagnosticado no fim de semana.

Durante a cerimônia de posse do novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, realizada no Palácio do Planalto, os ex-colegas de Lula disseram acreditar em sua rápida recuperação e afirmaram que ele sairá ainda mais fortalecido politicamente, tornando-se um exemplo de luta para todo o país.

Surpresa
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que foi ministro das Relações Institucionais no governo Lula, disse que cerca de 2,5 milhões de tratamentos semelhantes ao do ex-presidente são realizados mensalmente no país pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas reconheceu que ainda é preciso avançar muito para garantir o diagnóstico precoce e chances de cura para a população.

- Sabemos que o presidente Lula está bastante animado para enfrentar o tratamento, e essa será uma grande oportunidade para que se supere cada vez mais o preconceito contra a doença. Lula está tendo a paz que precisa para enfrentar a doença e sairá dessa mais fortalecido.

De acordo com Padilha, a doença do ex-presidente será uma oportunidade para enfrentar o preconceito, estimular as pessoas a fazerem diagnóstico precoce e também reconhecer que “precisamos ampliar cada vez mais rede de diagnostico precoce e tratamento no SUS”.

Temer, por sua vez, disse que a doença não será um problema para Lula, que “já enfrentou muitas adversidades e venceu todas”.

- Não será esta [doença], que hoje é perfeitamente controlável, que irá prejudicar sua saúde e sua disposição. Ele continua como um símbolo e sairá dessa ainda mais fortemente como esse símbolo.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que todos foram pegos de surpresa com a notícia sobre a saúde de Lula, divulgada no sábado (29), mas ressaltou que todos estão confiantes quanto à recuperação do ex-presidente.

- O presidente Lula é um guerreiro e sua vida mostra isso. Temos fé e confiança que ele sai dessa e vai continuar por muitos anos apoiando a luta do povo brasileiro.

Segundo Cardozo, a doença não deve atrapalhar a escolha do candidato petista à Prefeitura de São Paulo. Para a disputa do ano que vem, Lula apoia abertamente a indicação do ministro da Educação, Fernando Haddad.

- A palavra do presidente Lula sempre pesa, mas acho que está sendo processo democrático. O partido sairá unificado com uma candidatura forte para as eleições de São Paulo.

Durante seu discurso de despedida, o ex-ministro do Esporte Orlando Silva também desejou sorte a Lula, que o colocou no primeiro escalão do governo em 2006.

Segundo ele, muito em breve o ex-presidente “estará entre nós brincando e reagindo positivamente como sempre fez”.

- Faço um agradecimento especial ao Lula, que todos desejamos que possa enfrentar mais esse desafio que está diante dele.

Nenhum comentário: