terça-feira, 31 de maio de 2011

Recadastro da tarifa social ganha prazo

APAGÃO: Celpa estima que 500 mil famílias podem perder o benefício no Pará

A concessionária Rede Energia (Celpa) estima que mais 500 mil famílias podem perder o benefício da tarifa social de energia elétrica no Pará por ainda não terem se cadastrado para renovar o desconto sobre a conta de luz. Os percentuais dos valores abatidos vão de 10% e 60%, conforme a faixa de consumo das famílias declaradas de baixa renda. O prazo para o recadastramento de beneficiários que utilizam 65 killowats/hora (kW/h) ou mais foi adiado de hoje, para o dia 1º de julho. Quem consome de 50 a 65 kW/h tem até o dia 1º de agosto para revalidar o benefício. Em janeiro, mais de 57 mil perderam a concessão ofertada pela empresa.

Nos dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) constam que 667.752 famílias paraenses recebem o benefício. Do total, apenas 157.782 possuem o cadastro atualizado junto à Celpa. As demais recebem a tarifa social de energia elétrica de forma automática, e ainda precisam regularizar a situação cadastral.

No intuito de alertar os beneficiários do programa sobre a necessidade da atualização cadastral e das mudanças impostas pela nova lei, a Celpa começará a veicular, nesta semana, uma campanha de orientação aos consumidores.

Para fazer o cadastramento, o titular da fatura de energia elétrica deve ir até uma agência de atendimento da Celpa ou ligar para a Central de Atendimento (0800 091 0196), munido do Número de Identificação Social ou do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), a conta de energia de sua residência, CPF e a Carteira de Identidade ou outro documento com foto. As datas para renovar o cadastro vão até o dia 1º de Novembro, para os consumidores de até 30 kW/h e 1º de setembro para quem utiliza entre 40 e 49 kW/h.

Fonte: O Liberal, 31/05/2011

Nenhum comentário: