quinta-feira, 31 de março de 2011

Querem calar a voz do povo!

É inadmissível que em pleno século XXI, ainda existam pessoas que pensem na possibilidade de calar a voz do povo. Pois bem, infelizmente isto está acontecendo em Itaituba. Quando na Assembléia Legislativa de todos os estados da federação, no próprio Congresso Nacional espaços democráticos foram criados para ouvir o povo e seus representantes, em Itaituba, uma boa parte dos vereadores pensam diferente: querem acabar com a tribuna livre existente na Câmara Municipal. Outros querem limitar as falas, os discursos.

Qual o argumento apresentado? O argumento de que tem pessoas que estão atacando os vereadores, ofendendo os vereadores. Se o espaço é democrático, então não se pode censurar as falas, dizer o que se pode ou não falar. Senão deixa de ser democrático.

Por outro lado, tem vereadores argumentando que na Câmara eles representam o povo. Constitucionalmente o papel dos vereadores é representar o povo, pois o poder emana do povo e em nome deste deve ser exercido mas, na prática, todos sabem que isso não está acontecendo. E ainda, quando uma liderança utiliza a tribuna da Câmara Municipal, em hipótese nenhuma, está tirando a prerrogativa constitucional da representação que os nobres parlamentares têm.

Mas, falando ainda mais sério, quais são os vereadores que estão, de fato e de direito, representando os interesses do povo na atual legislatura? 

Quem não medo de crítica, quem sabe o que é democracia, nunca vai ser contra a utilização da tribuna da Câmara por lideranças populares e nem tampouco bitolar suas falas.  

Nenhum comentário: