domingo, 6 de fevereiro de 2011

Comportamento/Sexo e compromisso:como a pressa pode prejudicar a relação

Recebemos diariamente no Seja+ (seção do site parperfeito) uma enorme quantidade de mensagens, que são escritas por uma grande variedade de usuários do site. Em geral, estas mensagens versam sobre temas diversos: relacionamentos que terminaram, decepções com pretendentes, dúvidas sobre como proceder na hora da conquista, dúvidas sobre o que escrever no perfil, questões sobre relacionamento à distância, entre tantos outros assuntos. Por geralmente serem escritas por pessoas diferentes, é natural que as mensagens contenham questões bastante variadas. Por esta razão, me chama a atenção quando um mesmo tema começa a se repetir, aparecendo no discurso de muitos usuários. Isso porque essa recorrência revela que não se trata de uma questão individual, específica a uma pessoa ou uma situação, mas algo comum a um grupo de pessoas.

Entre os temas que se repetem, estou certa de que os mais frequentes são a queixa de que homens estão interessados apenas em sexo e de que homens simplesmente desaparecem depois de alguns encontros, mesmo quando tudo parecia correr bem. Evidentemente estes assuntos surgem sempre em mensagens enviadas por mulheres, que geralmente estão quase convencidas de que todos os homens pensam e agem do mesmo jeito.

Quando leio esse tipo de mensagem, costumo tentar compreender os dois lados da história. É claro que é mais fácil entender o lado das mulheres que nos escrevem, justamente porque são elas que enviam as mensagens e expõem sua maneira de pensar. Não é complicado entender que elas estão decepcionadas ou com raiva, pois tiveram suas expectativas frustradas. Mas e o lado dos homens, como entender sem que eles se manifestem? Será que todos eles estão em busca apenas de sexo casual, sem querer um compromisso? Creio que não. Mais do que isso, creio que generalizações como essa são absolutamente injustas, já que colocamos “no mesmo saco” pessoas que pensam de maneiras bastante diferentes. E quanto ao sumiço, o que pensar? Por que eles desaparecem sem dar satisfação, quando tudo parecia se encaminhar para um relacionamento sério? Será que eles têm medo, fogem do compromisso, encontraram alguém mais interessante...? Milhares são as possibilidades, de modo que seria infrutífero tentar listar todas elas. Uma mensagem de um usuário, no entanto, parece ter lançado alguma luz sobre ambas as questões – homens que “só querem sexo” e outros que desaparecem – que parecem se relacionar uma com a outra. Ao lê-la, encontrei uma explicação possível para o comportamento do qual tantas mulheres se queixam. É importante ressaltar que esta é uma explicação possível, e que ela parece se adequar ao que acontece em muitos casos. Isso não significa, no entanto, que o que o usuário escreveu seja regra, nem que seja generalizável para todo e qualquer homem. Segue, então, a mensagem:

Olá!! Boa noite. Vejam bem, algumas ou muitas mulheres mal nos conhecem no site e querem marcar encontro. E, não raro, já querem compromisso. Não é assim... É preciso conhecer... Ter uma certa segurança emocional no relacionamento, não? Algumas já vêm logo, também, com dez pedras na mão, achando que só queremos sexo. E dificultam muito o encontro. O que acham? Obrigado.

Ao ler essa mensagem – a meu ver, bastante sensata – pude entender uma razão para que tantos homens desapareçam após alguns encontros. Muitas mulheres provavelmente ficam tão ansiosas para terem um relacionamento sério que, ao encontrar um pretendente com quem têm afinidade, se antecipam e logo desejam ter com ele um compromisso. É como se aquela fosse “a” oportunidade, que não podem deixar escapar. O resultado, no entanto, é o inverso: se sentindo pressionados e acreditando ser cedo demais para assumir compromisso, muitos homens simplesmente saem de cena. Isso significa, então, que eles não querem compromisso? De acordo com o autor da mensagem acima, não. Quando ele diz “é preciso conhecer... Ter uma certa segurança emocional no relacionamento”, me parece que o usuário revela que deseja, sim, ter uma relação séria. O que ele – e certamente diversos outros homens – não quer é queimar etapas, ter pressa, fazer as coisas correndo. É preciso conhecer para namorar, não sendo possível pular essa parte. Sendo assim, a ansiedade e o excesso de expectativas femininas acabam atrapalhando e fazem com que a relação não vá adiante.
Se os homens “fogem” quando elas, precocemente, falam em compromisso (ou demonstram estar ávidas por isso), as mulheres, por sua vez, parecem fugir de homens que logo falam em sexo. Isso porque elas interpretam a simples menção ao assunto como falta de interesse em uma relação séria. Na percepção de muitas mulheres, é como se as duas coisas fossem incompatíveis, ou seja, se os homens realmente querem namorar, eles não propõem fazer sexo logo. Isso evidentemente não é verdade. No meu entendimento, o que acontece é simplesmente uma diferença entre as visões feminina e masculina sobre o sexo, como mencionei no meu último artigo. De qualquer maneira, assim como a ansiedade das mulheres por assumir um compromisso muitas vezes acaba atrapalhando a relação que se inicia, o desejo dos homens por ter sexo logo também pode acabar gerando um término precoce. Por este motivo, creio que homens que têm alguma paciência de esperar um pouco mais pelo sexo tenderão a ter mais sucesso com mulheres em busca de relações sérias.

O que pude deduzir a partir de tantas mensagens enviadas pelas mulheres e desta mensagem enviada por um homem é que pessoas de ambos os gêneros parecem estar bastante defendidas em relação aos pretendentes. Quando sentem no ar a ideia de compromisso, os homens desaparecem. Quando percebem que eles querem fazer sexo, as mulheres vêm “com dez pedras na mão”, como disse nosso usuário. Antes de tentarem entender o que aquele(a) pretendente específico deseja e como ele(a) pensa, homens e mulheres já fazem generalizações e julgamentos baseados em experiências anteriores. O resultado, como vemos, quase sempre é desastroso e frustrante.

Diante de tudo o que foi dito, concluo com três sugestões simples: 1) Mulheres, tentem conter sua ansiedade e suas expectativas por um relacionamento sério. Não tentem queimar etapas e evitem pressionar homens que acabaram de conhecer por um compromisso. 2) Homens, tentem conter seu desejo por sexo quando perceberem que isso pode fazer as mulheres pensarem que seu interesse é somente esse. Sejam sutis, não forcem a barra e lembrem-se que às vezes esperar um pouquinho mais pode compensar. 3) Homens E mulheres, não se defendam tanto, não julguem o outro sem conhecê-lo. “Esqueçam” seus relacionamentos anteriores e as experiências frustrantes que vocês tiveram. Relacionem-se com aquele(a) que está na sua frente e não com fantasmas do passado.

Boa sorte a todos e todas!
 
Artigo da Dra. Mariana Santiago de Matos/Psicóloga/site parperfeito

Nenhum comentário: