quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Por que as chuvas causam estragos consideráveis nas cidades?

A resposta está na falta de um trabalho de infraestruturação das cidades em obediencia a legislação vigente. Quando o Município - qualquer um dos cerca de 5.600 existentes no Brasil, p.e - não acompanha o crescimento de suas cidades, não exige a regularização das obras, não documenta suas áreas urbanas acontecem este tipo de coisa. É necessário que a fiscalização esteja de olho e cumpra de fato o seu papel.

Casas e prédios contruídos em morros, encostas, sujeitas a desabamentos constituem tragédias anunciadas. Em Miritituba, aos poucos a vegetação daquela encosta, está sendo retirada. Com as chuvas, a área sem vegetação, fica vulnerável e sujeita as enchurradas, que vão abrindo crateras, que podem provocar desabamentos de barreiras e as casas construídas na parte de baixo passam a correr riscos.

Por outro lado, a  própria população parece não ter uma noção do que seja certo ou errado, na relação diária com meio ambiente. Pneus , geladeiras, sofás e outros objetos são atirados em valas e esgotos, provocando entupimentos, que causam alagamentos, que levam o sofrimento de parte dos moradores de uma cidade, em épocas de chuvas torrenciais. 

Nenhum comentário: