segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Meio ambiente

Engenharia ambiental está em alta

Você já ouviu falar de aquecimento global ou poluição ambiental? Se a resposta foi sim, você também já deve ter ouvido que algumas empresas vêm tomando atitudes sustentáveis que buscam a preservação do meio ambiente. Mas você sabia que existe um profissional responsável por pensar nas estratégias que combinem a vontade de expansão das empresas com o controle dos riscos aos recursos naturais? Os engenheiros ambientais são os profissionais responsáveis não só pela preservação através da criação e adaptação dos projetos, mas também de trabalhos de fiscalização do meio ambiente nas empresas em que trabalham. Até 2008 existiam 106 instituições de ensino no Brasil que ofertavam o curso, cuja duração é de cerca de cinco anos.
Em Belém, apenas a Universidade Estadual do Pará (Uepa) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) oferecem o curso de engenharia ambiental e, devido proporcionar maiores oportunidades no mercado de trabalho, a procura pelo curso de graduação tem aumentado. Só este ano, 3.758 candidatos concorreram a uma das 160 vagas ofertadas em quatro unidades da Uepa e outros 2.062 às 50 vagas da Ufra.

Mas ainda há outros cursos com áreas de atuação semelhantes, como o de engenharia sanitária e ambiental. De acordo com a professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Maria de Valdívia Gomes, a diferença entre as duas graduações é o foco que as universidade dão à parte ambiental. "O curso de engenharia ambiental geralmente apresentam um perfil de gestão, compatível com a atuação dos profissionais, enquanto o de engenharia sanitária prepara os alunos para uma perfomance, principalmente, na área de saneamento, sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente", detalha a professora.
Fonte: Jornal O Liberal, 31/01/11

Nenhum comentário: