sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Paraná-mirim: nossa Alter-do-Chão


 Apresentação de candidatas ao concurso Garota Verão 2006
Vista parcial de barracas montadas na praia para vendas de alimentos e bebidas no evento

As autoridades municipais precisam pensar na possibilidade de viabilizar recursos para a infraestruturação turística de Paraná-mirim, que será nossa futura Alter-do-Chão, dada a beleza de suas praias, sua gente hospitaleira e a proximidade da cidade de Itaituba.

A realização do Ita Verão na praia do Paraná-mirim é apenas um passo importante na consolidação do espaço como área de lazer e turismo. Os moradores da vila querem investimentos infraestruturais por parte do governo para que assim a iniciativa privada possa direcionar seus investimentos para esse setor da economia e desta forma, ao invés de ir a praia e a vila, uma vez por ano, os turistas sempre estarão visitando e deixando divisas; querem também a construção de uma lojinha de souvenir, onde se encontrará o artesanato a base de palha, cipó, barro e madeira, cupuaçú, manga, castanha-do-pará e açaí, etc.

Pensando assim, quando assumi a Secretaria Municipal de Planejamento, em 2009, tomei algumas iniciativas nessa direção. A primeira foi levanar a demanda, a segunda foi cadastrar alguns projetos no SICONV, sistema de convênios do Governo Federal, que dispõe de muito dinheiro para investir no turismo.

Entre os projetos cadastrados estão: Recuperação e alfaltamento da Transparaná-mirim, no valor de 4 milhões e 700 mil reais; Implantação do microsistema de abastecimento de água, no valor de 260 mil reais; construção de uma praça conjugada com quadra de areia, no valor de 127 mil reais.

Esses cadastros tinham prazo para receber os chamados planos de trabalho a serem feitos por um profissional habilitado. Resta saber se foram feitos e se a prefeitura deu continuidade nos mesmos.

 O Ita verão tem sido um espaço de valorização dos grupos folclóricos e da cultural local
 Na época do evento barcos lotam de visitantes, moradores de Itaituba e turistas para desfrutar da beleza e curtição propiciada pelas praias e banho inesquecível do Paraná-mirim
 Artesãos expõem e vendem seus produtos e artigos regionais do Tapajós
 O evento sempre contou com a organização da Associação de Moradores do Paraná-mirim e da SEMTIC - Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio
 Interior das barracas que servem bebidas e alimentação aos frequetadores do Ita verão
 A galera curte tudo que "pintar", até um flasch é motivo para festa

Nenhum comentário: