quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Hoje é o aniversário de Itaituba: 154 anos



No dia 15 de dezembro de 1856 surgia Itaituba, que aos poucos se firmou no contexto regional e hoje é o município-pólo da região que leva o mesmo nome.

Sua economia é diversificada e corresponde a sua dimensão territorial. Portanto do açaí à castanha-da-pará, do arroz ao feijão, da madeira ao ouro, entre outros produtos inatura, temos de tudo um pouco.

Vista aérea parcial da cidade de Itaituba
Certamente um levantamento geral de nossas potencialidades, o investimento planejado, a valorização e a educação do homem, com relação ao uso racional dos recursos naturais, bem como o acompanhamento de técnicos e engenheiros gabaritados, nos possibilitará um melhor aproveitamento de áreas e o consequente aumento da produção. Afora isso, sem dúvida nenhuma, a chamada agregação de valor aos produtos da região aumentará nossas divisas.

Itaituba já foi o maior município do mundo e perdeu essa condição a partir do desmembramento de seu território para possibilitar o surgimento dos municípios de Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga, fruto de um trabalho incansável de um bravo parlamentar chamado Vilson João Schubber. Ele tinha razão, não só Itaituba pode direcionar melhor seus poucos recursos como os novos municípios passaram a ter independência, perspectivas e já experimentaram algum progresso em termos de investimentos.

Naa década de 1980, na época do auge do ouro, o aeroporto de Itaituba, chegou a ser o primeiro do Brasil, dado o grande número de aterrisagens e decolagens de pequenas aeronaves, sendo assunto, por conseguinte, matéria do Globo Repórter.

Pena, com algumas ressalvas, que as administrações municipais tenham feito tão pouco. Se Itaituba, cresceu e está com uma estética melhor, ela deve isso a iniciativa privada, a vontade de fazer, de inovar de cada um que aqui mora.

Ontem à noite, cerca de 30 mil pessoas foram a orla, na Avenida Getúlio Vargas, prestigiar uma justa homenagem, prestada pela Prefeitura Municipal, aos 154 anos de nossa cidade: um show inesquecível com a participação da Banda Calcinha Preta.

Nenhum comentário: