terça-feira, 12 de outubro de 2010

Serra ou Dilma? Ana Júlia ou Jatene?

Quem assistiu o debate entre os presidenciáveis pela Band, anteontem, notou claramente que a Dilma estava muito agressiva, demonstrando sua preocupação com o segundo turno da eleição, enquanto Serra tirou proveito da situação e ganhou o confronto.

Pela pesquisa DataFolha Dilma tem 48% das intenções de votos enquanto Serra tem 41%. Portanto, a princípio, Dilma não precisaria partir para o ataque mas, creio que ela está aprensiva porque sua candidatura dá sinais de queda, diante da sua posição quanto ao aborto e da sua trajetória política ser desconhecida. Por outro lado, as pesquisas apontavam Serra com menos de 30% e ele chegou aos 36% após a votação de primeiro turno, presume-se que ele de novo avance para além das intenções de votos detectadas pelos institutos.

Outro dado interessante é que hoje o Brasil está preparado para a vitória tanto de Serra quanto de Dilma. Não pode haver surpresas quanto ao exercício do mandato. No País não há espaço para aventuras políticas. De modo geral, o brasileiro politizado sabe que o governo do PT foi continuidade do governo do PSDB e que um possível governo do PSDB será continuidade do governo do PT.

No Pará, está cada vez mais claro que Jatene tem mais chances de chegar ao Governo do Estado que Ana Júlia. Parte da bancada que se elegeu através da Coligação de Ana Júlia já debandou para Jatene. Foi o que ocorreu com o deputado federal Zequinha Marinho (PSC) e vários deputados estaduais. Vlad, o deputado federal mais votado do PMDB já amarelou. Pelo visto só a sigla do PMDB ficará com Ana Júlia enquanto suas lideranças deverão jatenar.

Quem não sabe cozinhar, queima!




Nenhum comentário: