terça-feira, 11 de maio de 2010

O feitiço virou contra o feiticeiro!!!

Durante um bom tempo Valmir e seus correligionários anunciavam, todas as semanas que Roselito Soares, então prefeito de Itaituba, seria cassado. Como a sessão de julgamento nunca acontecia conforme divulgavam, o grupo político foi perdendo a credibilidade junto a sociedade. Valmir sofreu um desgaste político muito grande.
Esperto e, certamente orientado por seus advogados, Roselito, renunciou para, segundo o mesmo, ser candidato a deputado estadual. A "batata quente" ficou nas mãos de Sílvio Macedo que assumiu a Prefeitura de Itaituba, com o compromisso de não mexer no secretariado e, dessa forma, agradar o renunciante, mantendo todo a sua equipe. Em outras palavras, mudou-se para não mudar. Sílvio seria presa fácil, pelo menos até outubro, quando terminaria o acordo e Sílvio poderia fazer mudanças no governo.
Sílvio foi cassado. Foi tudo um engodo. Roselito sabia que a cassação ocorreria e, num cenário por ele preparado, representou para si próprio várias vezes a ponto de acreditar na própria mentira. Daí a convencer os demais foi só um passo.
Valmir Climaco e seu grupo está no poder. Tem a prefeitura na mãos. Gradativamente uma nova conjuntura política está sendo visualizada em Itaituba. Nessa nova conjuntura, Roselito imaginou o Sílvio sendo apeado do poder, o Valmir administrando mal, cometendo deslizes seguidos, tudo parado por conta do processo eleitoral e a sociedade itaitubense sentindo saudades suas. A campanha para deputado sendo um sucesso e Roselito, eleito de novo, nos braços do povo.
O quadro não está se configurando como foi pensado. Se Roselito, por força de jurisprudência, sair candidato a deputado, ele não terá 60% dos seus fiés escudeiros, porque de uma forma ou de outra, enganou a quase todos. No plano administrativo, algumas situações estão vindo a tona, o que pode comprometer Roselito Soares. Por outro lado, Valmir pode, se quiser, continuar pagando os servidores em dia, resolver algumas pendências do funcionalismo, ser convincente nas suas falas, ter a maioria de vereadores para aprovar seus projetos na Câmara Municipal e tocar o barco.
Finalizando, Sílvio, apesar da festa por uma provável liminar que lhe seria favorável, está sofrendo um desgaste político. É... o feitiço virou contra o feiticeiro!

Nenhum comentário: