sábado, 15 de maio de 2010

Greve na Educação do Pará

Dia 07 de maio, foi iniciada uma greve na Educação Pública do Pará. Desde 2009, o SINTEPP. representando os trabalhadores da educação pública do Pará, a SEDUC (Secretaria de Educação do Pará) e a SEPOF (Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças), representando o Governo do Pará, vêm discutindo o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração). Se ocorreram essas discussões, acredito para se chegar a uma proposta de consenso, porque o PCCR enviado a Asssembléia Legislativa está causando tanta divergência?
-/-/-/-/-/-/-/-/-
Até onde percebo, o SINTEPP tem um discurso e a SEDUC outro. O SINTEPP afirma que financeiramente perderemos. Faz a simulação de um contracheque, de um professor, classe 1, mostrando que há perdas. A SEDUC afirma que haverá ganhos de até 30% nos salários. Quem está mentindo?
-/-/-/-/-/-/-/-/-
Se de um lado o SINTEPP não tem sido um instrumento de ação muito confiável para os trabalhadores da educação, de outro a SEDUC, nesse governo não conseguiu avançar. Observamos muita indecisão e desconhecimento das competências da instituição, por parte de diretores de URES e de pessoas que exercem cargos no prédio central, em Belém. Há muita enrolação. Gente que ocupa cargo e espaço somente para receber ao final do mês. Processos nunca foram morosos naquele espaço quanto agora.
-/-/-/-/-/-/-/-/-/-
Anteontem(13) as partes se reuniram novamente, a convite de Luiz Cavalcante, o novo Secretário de Educação do Pará e ocoreram esclarecimentos. Parece-me que há consenso em vários pontos e, na segunda (17), se reunirão mais uma vez.
-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-
Sugiro que a SEDUC, no seu site, disponibilize um mecanismo, através do qual possamos, com base no novo projeto de PCCR, fazermos a simulação para tirarmos nossas dúvidas.

Nenhum comentário: