quinta-feira, 20 de maio de 2010

Greve do IBAMA e ICMBIO

Recebi o Manisfesto dos Servidores em Greve do IBAMA/ICMBIO de Itaituba, que aderiram a Greve Nacional da Categoria, no dia 12 de abril. Neste documento o Comando de Greve relata os motivos pelos quais o movimento está acontecendo, a saber:
1)Restruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente;
2)Melhoria das condições salariais;
3)Fortalecimento institucional
4)Contra o Projeto de Lei nº 549/09, que se virar lei, congelará os salários dos servidores por 10 (dez) anos.
######
No Manifesto, o Comando de Greve afirma que estabeleceram, também, uma pauta específica, que contemple o contexto jurisdicional das 12 unidades de conservação com sede em Itaituba, tendo em vista as suas competências e o fato de que os olhos do mundo estão voltados para a Amazônia, num clamor de que ocorra a conservação e preservação desse importante bioma. Nesta pauta específica estão as seguintes reivindicações:
1)Melhoria das condições de trabalho e da estrutura física;
2)Que as Unidades de Conservação sejam implementadas de acordo com os objetivos que nortearam a criação das mesmas.
######
Ao final do documento, afirmam que "as reivindições vão ao encontro da política de concessão florestal implementada pelo Governo federal , cujo objetivo é a diminuição da expansão da fronteira agropecuária e da exploração ilegal da Floresta Amazônica. O foralecimento desses órgãos e seus servidores permitirá a adequada e ágil implementação do modelo de concessão florestal que beneficiará toda a região, gerando empregos, divisas e produtos em base sustentáveis".
######
O Brasil quer que esta luta seja vitoriosa, senão será "pregar no deserto", falando de conservação e preservação da Amazônia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Anézio,

Parabés pelo espaço de comunicação que mantem-se com informaçoes bem atualizadas.
Obrigada por estar divulgando a greve dos servidores do IBAMA e ICMBio e por seguir tão fidedignamente o manifesto que lhe passamos.

Atenciosamente,
Aline (Analista Ambiental do ICMBio)