quarta-feira, 7 de abril de 2010

Muita chuva em nossa região

Está chovendo muito em nossa região. Talvez, é a primeira vez, neste inverno, que chove tanto assim. Se o inverno chegou pra valer, assim permanecerá até junho do corrente ano.
Na verdade, as chuvas fortes eram aguardadas desde dezembro do ano passado. Mas o que se via era um inverno diferente, seco, sem chuvas significativas. Os lavradores, que tanto dependiam das chuvas para o plantio de algumas culturas normalmente realizadas entre dezembro e fevereiro já estavam aflitos.
De um modo geral, a falta de chuvas nesse período, estava sendo creditada a mudança climática no mundo. Por falar nisso, a intervenção do homem no meio ambiente, de forma irresponsável, gradativamente está resultando em tragédias. É a natureza se revoltando contra quem não a respeita. Aqui não é diferente, muito lixo é jogado nos bueiros, nas calçadas, nas sargetas e as enchurradas levam esse lixo que fecha a passagem da água em alguns lugares o que provoca inundação e resulta em desabrigados.
Desde ontem, no Rio de Janeiro, chove initerruptamente e cresce, de hora em hora, o número de mortos, em função dos alagamentos, do deslizamentos de encostas e outros acidentes relacionados.
Aqui, há uma tendência de chover muito nos próximos dois ou três dias, com prejuízos consideráveis, uma vez que que algumas ruas, em todos os bairros, estão intrafegáveis. As mais atingidas são aquelas pessoas que residem ao longo do igarapé que corta a rodovia Transamazônica, nas proximidades na Casa Branca. Muitas casas estão inundadas e as famílias procurando abrigo. Pelo visto, a Defesa Civil vai ter muito trabalho.

Nenhum comentário: