sexta-feira, 5 de março de 2010

Reflexões sobre o desgate político de Brasília e a corrupção como um todo

A demora em resolver o problema de Brasília, iniciado com as imagens que mostraram parlamentares guardando dinheiro na meia, na bolsa, etc, e, ironicamente, usando o nome de Deus, após as apropriações indébitas, está criando uma situação de grande desgaste político. Não é só as pessoas envolvidas que perderam a credibilidade, é o sistema como um todo que está em cheque.

No Brasil, é possível, que autoridades do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, estejam envolvidas em corrupção e nada, ou quase nada, acontece para acabar com a roubalheira, com a propinagem, com o uso indevido da máquina pública e do poder da influência. Quantas licitações são jogos de cartas marcadas? Quantas autoridades e servidores públicos, País afora, estão envolvidas na liberação de recursos públicos, mediante o pagamento indevido de percentuais? Quantas pessoas estão sendo usadas, como "laranjas", para possibilitar que determinadas autoridades botem a mão no dinheiro público? Até quando vamos nos calar diante dos desvios de recursos públicos, deixando de exercer a cidadania, em prejuízo de toda a sociedade?

É claro, que quando um governador vai parar atrás das grades, se pensa logo que a seriedade no trato da coisa pública está sendo observada. Até porque não lembro que outro governador tenha sido preso. Mais é importante atentar para um fato que faz a diferença: o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, foi preso porque além das imagens serem fortes, a ponto de causar uma comoção nacional, a mídia explorou bastante o fato e as autoridades competentes tiveram que tomar atitudes. O presidente Lula bem que tentou "passar panos mornos" quando o fato começou a ser divulgado e, quando percebeu a enrascada em que estava se metendo, recuou.

Não adianta rezar e fazer tudo errado ou ver e fazer de conta que não viu.

Particularmente, acredito que a forma como o escândalo de Brasília, está sendo tratada, e tomara que isso comece a acontecer em todo o País, nos dá a esperança de que o Brasil seja passado a limpo!

Nenhum comentário: